
FGTS vai pagar lucro aos trabalhadores; saiba se você tem direito
Valor para cada conta é proporcional a saldo em 31 de dezembro
Imunização contra o Papilomavírus Humano é prevenção a diversos cânceres
A vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV, sigla em inglês) fica disponível para jovens de 15 a 19 anos no Distrito Federal até o dia 14 deste mês. A ampliação temporária do público-alvo tem como objetivo alcançar quem perdeu a oportunidade de se vacinar na faixa etária de 9 a 14 anos e reforçar a prevenção de cânceres relacionados ao HPV.
“Queremos aumentar a proteção no DF e abranger jovens que, por algum motivo, não puderam se imunizar na época estabelecida. A dose é única e não demora nada. Em compensação, a vacina é capaz de proteger contra diversas doenças para a vida toda”, destaca o secretário de Saúde, Juracy Lacerda.
O imunizante serve de escudo contra verrugas genitais e alguns tipos de câncer, como os de útero, pênis, boca, ânus e laringe. Como estratégia para alcançar ainda mais jovens, a Secretaria de Saúde (SES-DF) iniciou, em abril, o envio de mensagens via WhatsApp para adolescentes dessa faixa etária.
Apesar do esforço da secretaria, a adesão ainda está abaixo do esperado. A meta de vacinação é de 49 mil pessoas, e mais de 130 mil pessoas foram contatadas com lembretes e informações personalizadas.
“A ampliação da dose para jovens de 15 a 19 anos é uma estratégia importante de proteção, pois estamos falando de um público altamente vulnerável ao HPV”, completa a gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira.
Há mais de 100 pontos de vacinação pelo Distrito Federal
Na capital federal, o imunizante está disponível em mais de 100 pontos de vacinação espalhados pelas regiões de saúde, com aplicação de dose única a esse público.
O HPV é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode infectar tanto a pele quanto as mucosas oral, genital e anal, não importa o gênero. Embora a principal forma de transmissão seja por via sexual, com penetração desprotegida, o contágio também pode ocorrer pelo simples contato direto entre os órgãos genitais, mesmo sem penetração.
Em muitos casos, a infecção pelo HPV não apresenta sintomas, mas pode desenvolver verrugas ou lesões que, ao longo do tempo, podem evoluir para câncer. Pessoas assintomáticas também são capazes de transmitir o vírus durante relações sexuais desprotegidas. Em alguns casos, as lesões provocadas pelo HPV podem levar até 20 anos para se manifestar.
*Com informações da Secretaria de Saúde
Valor para cada conta é proporcional a saldo em 31 de dezembro
A adequação viária será feita a partir de terça (29), entre o Viaduto do Complexo Viário Padre Jonas Vettoraci e a passarela localizada no km 10,14, com a criação de uma faixa reversa no sentido Sobradinho–Planaltina
Secretaria de Saúde do DF alerta para a importância da imunização neste período, como forma de prevenir doenças como a bronquiolite viral aguda (BVA)
No sábado (26), também haverá atendimento em shopping, mercado e unidades básicas de saúde