BRASÍLIA

HRSM abre Semana da Enfermagem com homenagens e valorização da categoria

22 de maio, 2025 | Por: Agência Brasília

Evento celebra o Dia do Técnico de Enfermagem com música, reconhecimento e reflexão sobre o protagonismo no cuidado humanizado

Tema do evento de abertura da semana foi “Valorização e Protagonismo da Enfermagem no Cuidado Humanizado” | Foto: Alberto Ruy/IgesDF

Na terça-feira (20), o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) deu início às celebrações dedicadas a uma das principais categorias da saúde: a enfermagem. No Dia do Técnico de Enfermagem, comemorado em 20 de maio, o auditório da unidade foi palco da abertura oficial da Semana da Enfermagem 2025.

Com o tema “Valorização e Protagonismo da Enfermagem no Cuidado Humanizado”, o evento teve início marcado por homenagens e momentos de integração. A abertura contou com apresentação da banda Nightingale, formada por estudantes de enfermagem, que alegrou o público com clássicos do repertório de Tim Maia, Cazuza, Alceu Valença e Cássia Eller.

A mesa de abertura foi composta por gestores do HRSM e do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), além de representantes do Conselho Regional de Enfermagem (CorenDF), sindicatos dos enfermeiros e técnicos de enfermagem (SindEnfermeiro-DF) e (Sindate-DF), Conselho Federal de Enfermagem (Cofen-DF), Conselho Regional de Saúde de Santa Maria e Diretoria de Atenção Primária à Saúde da Região Sul (Diraps Sul).

Acolhimento

“Cada profissional da enfermagem entrega sua grandeza — por meio de um atendimento de qualidade, de um olhar atento, de um toque acolhedor, de uma palavra de conforto ou de uma orientação segura”, declarou a gerente da Diretoria de Atenção à Saúde (Diase), Adriana Gonçalves. “Essa entrega também se manifesta nos estudos, na busca constante por aprimoramento e excelência.”

 Adriana lembrou que, embora as conquistas da categoria avancem com esforço contínuo, o verdadeiro reconhecimento começa com o respeito: “Temos lutas diárias. Temos avançado bastante, mas, mais do que salário ou carga horária, é o respeito que se conquista com conhecimento técnico-científico, com postura ética, profissionalismo, respeito mútuo e trabalho em equipe. O enfermeiro coordena uma equipe, e uma equipe bem-estruturada forma um time que entrega qualidade e faz a diferença na vida das pessoas”.

 Enfermeira de formação, a superintendente do HRSM, Eliane Abreu, discursou na abertura do encontro e afirmou: “A enfermagem me ofereceu oportunidades que agarrei com determinação, e cada experiência que vivi na profissão, cada pessoa que cruzou meu caminho, contribuiu para construir quem sou hoje. A valorização da enfermagem não deve ocorrer apenas nos dias 12 e 20 de maio. Ela precisa estar presente todos os dias, nas rotinas, nas práticas diárias, nas decisões. Enfermeiros, técnicos, auxiliares e demais profissionais da saúde não são apenas peças de um sistema, são pessoas. E, embora os desafios sejam muitos, seguimos juntos para enfrentá-los com força, compromisso e humanidade”.

Programação paralela

Após a mesa de abertura, os gestores do HRSM prestaram uma homenagem simbólica aos enfermeiros e técnicos de enfermagem. Diversos profissionais foram convidados ao palco para receber certificados de reconhecimento, enquanto um vídeo celebrava o trabalho das equipes.

Um dos destaques da programação foi o desfile histórico da indumentária da enfermagem, que apresentou a evolução dos uniformes utilizados desde os primórdios da profissão. O momento também foi uma oportunidade para lembrar e valorizar o legado de mulheres que marcaram a história da enfermagem no Brasil e no mundo.

 Fora do auditório, os participantes puderam desfrutar de um coffee break e visitar diversos estandes informativos. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SES-DF) ofereceu serviços como atualização da caderneta vacinal, distribuição de preservativos e testagem rápida para HIV. Também havia estandes de Qualidade e Segurança do Paciente, do Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF), com curso teórico sobre inserção de DIU, e do Cepav Flor do Cerrado, com informações e orientações sobre os tipos de violência e os serviços de acolhimento às vítimas.

 A programação técnica incluiu um minicurso sobre eletrocardiograma (ECG), ministrado por Gilney Guerra, representante do Cofen-DF, e uma palestra com o tema “Desafios e perspectivas da enfermagem no SUS”, proferida por Alisson Paschoal, coordenador de pós-graduação da Faculdade de Saúde Unyleya.

“Todos os dias buscamos mostrar o nosso valor”, ressaltou a gerente de enfermagem do HRSM, Jussara Bolandim. “Desde que cheguei ao HRSM, me surpreendo com o respeito, a competência e a excelência de cada profissional. Vocês fazem a diferença no cuidado e na atenção que oferecem, e isso é motivo de muito orgulho.” 

*Com informações do IgesDF

Artigos Relacionados