
Veja a programação completa da ressaca de Carnaval no DF até 1º de março
A programação de ressaca do Carnaval conta com 10 blocos espalhados por oito cidades do Distrito Federal

Ação que começou no dia 1º de setembro tem expectativa de realizar 300 consultas este mês Desde o dia 1º de setembro, uma equipe de sete médicos e cinco técnicos de enfermagem estão mobilizados no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) com o objetivo de atender o maior número de pessoas da demanda reprimida na área …
Continue reading “HRT realiza força-tarefa para atender demanda oftalmológica”
Ação que começou no dia 1º de setembro tem expectativa de realizar 300 consultas este mês
Desde o dia 1º de setembro, uma equipe de sete médicos e cinco técnicos de enfermagem estão mobilizados no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) com o objetivo de atender o maior número de pessoas da demanda reprimida na área de oftalmologia. A expectativa é de realizar 300 consultas esse mês. Cerca de 150 consultas já foram feitas, incluindo marcações de cirurgias de catarata, exames de refração, tonometria e check-up de rotina.

Maria Abadia Benvenuto foi uma das pacientes contempladas pela ação. Aos 70 anos, ela sofre com problemas na visão e tem tido dificuldades para realizar seu trabalho como artesã. “Eu uso óculos, mas não está adiantando; o médico disse que precisava operar a catarata. Fiquei muito feliz quando me ligaram para a consulta e para marcar a cirurgia”, conta.
Assim como Maria, a visão de Tania Aparecida Mundim Costa, 61 anos, também está comprometida. “Estou muito feliz com a consulta e o encaminhamento para cirurgia; é importante fazer a cirurgia enquanto é tempo”, garante a aposentada que parou de dirigir pela piora da catarata.
A oftalmologista Melissa Machado destaca que depois dos 40 anos é importante realizar uma consulta anual e manter o acompanhamento para evitar problemas no futuro. A maioria dos problemas que atendemos está relacionada à refração, glaucoma e a catarata. “Catarata é uma doença que causa a perda da visão e, com isso, tira a capacidade laboral da pessoa. A cirurgia é importante para restabelecer a autonomia”, explica. A doença é um processo degenerativo do cristalino, a lente natural transparente que temos no interior do olho. Com o tempo, ou por algumas doenças, essa lente começa a ficar turva, prejudicando a visão e podendo levar à cegueira.
A gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Taguatinga, Ivone Pera, coordena a força-tarefa e explica que reuniu uma equipe de vários profissionais pra dar celeridade aos procedimentos. “Temos unido forças para conseguir reduzir a fila e dar o encaminhamento cirúrgico necessário. Além disso, nosso pronto-socorro oftalmológico está funcionando 24h.” alerta.
Nos últimos quatro anos, 372.486 procedimentos, entre consultas, avaliações, atendimentos emergenciais e ambulatoriais, foram feitos nos hospitais.
Para casos sem urgência, como verificar se é preciso usar óculos ou o alteração no grau, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) da região onde mora. “Todo o agendamento é feito pelas unidades de saúde, com o médico da família.”, explica a gerente.
Os pacientes que receberam o encaminhamento cirúrgico serão atendidos logo, pois a Secretaria de Saúde (SES-DF) realizou o credenciamento para a realização de 1.106 cirurgias oftalmológicas eletivas. O investimento total supera os R$ 2,8 milhões. “Com os procedimentos contratados, vamos atender praticamente todos os pacientes em espera. Nossa rede continuará a realizar os serviços, mas, neste momento, esse reforço da rede complementar será fundamental para atender a uma demanda reprimida que cresceu durante a fase mais crítica da pandemia de covid-19”, explica a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.
Serão realizadas cirurgias de catarata (350), estrabismo (104), vitrectomia (649), e retinopexia (3). O total de procedimentos foi dividido de forma proporcional e igualitária, de acordo com as normas vigentes e as propostas apresentadas pelas empresas aprovadas.
*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

A programação de ressaca do Carnaval conta com 10 blocos espalhados por oito cidades do Distrito Federal

Gesto de cuidado e responsabilidade garante alimento, dignidade e mais saúde a animais resgatados

Equipes estarão em locais públicos para atender população

Casos não têm confirmação de relação com o medicamento e foram notificados como parte da vigilância feita pela agência sanitária com todos os remédios em circulação no país
