
Santa Maria recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta quinta (11)
Abordagem está prevista para passar por três pontos na região administrativa
Unidades modulares vão ampliar instalações. Serviço vai passar de 900 para 2,1 mil consultas/mês O Hospital Veterinário Público (Hvep) começa o ano de 2021 com uma grande expansão e se prepara para atender um público duas vezes maior. A partir do início de março, o local vai sofrer mudanças e a estimativa é passar de …
Unidades modulares vão ampliar instalações. Serviço vai passar de 900 para 2,1 mil consultas/mês
O Hospital Veterinário Público (Hvep) começa o ano de 2021 com uma grande expansão e se prepara para atender um público duas vezes maior. A partir do início de março, o local vai sofrer mudanças e a estimativa é passar de 900 para 2,1 mil consultas por mês.
Cinco módulos pré-fabricados, tipo contêineres, serão adaptados ao lado da sede. Quatro deles vão abrigar novos consultórios e o outro, o almoxarifado do Hvep. Além disso, dentro do hospital, o centro cirúrgico será ampliado. Este, inclusive, vai passar a realizar também cirurgias ortopédicas. Já as senhas distribuídas para o atendimento, vão passar de 50 para 100 por dia. O número de funcionários, entre veterinários, assistentes e apoio, será aumentado em 25 %, passando de 34 para 55 funcionários (contando com veterinários, auxiliar veterinário, recepcionista, apoio, técnico de radiologia, etc.).
Localizado no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga, o Hvep oferece serviços gratuitos e de excelência no tratamento de animais de pequeno porte. “O Hvep é uma referência em Brasília no atendimento aos animais. Por determinação do governador Ibaneis, vamos implementar essas melhorias e, nesse primeiro momento, dobrar a capacidade de atendimento”, revela o secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho. “Mas, ainda há espaço para crescer mais”, assegura.
O investimento feito pelo GDF no hospital é de R$ 235 mil a mais por mês no termo de colaboração de gestão do hospital, firmado com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa). No total, cerca de R$ 2,8 milhões por ano serão destinados às melhorias na unidade. Os gestores, no entanto, já vislumbram o aumento da estrutura para atender a mais animais da capital.
“A médio prazo, estamos trabalhando para incrementar o espaço físico com a construção de prédios anexos na área do parque. A procura vem aumentando muito e existe a necessidade”, explica o presidente do Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão. O órgão é responsável por administrar o local em parceria com a Anclivepa.
Segundo o balanço do ano de 2020, o hospital realizou cerca de 1.000 cirurgias e cerca de 11 mil exames de imagem. Trinchão explica que a ampliação dos serviços e das unidades estão sendo estudados e negociados desde dezembro.
Outra novidade para os usuários também está prestes a chegar: a marcação de consultas pelo Agenda-DF, a plataforma de agendamento pela internet do Governo do Distrito Federal. A expectativa do Brasília Ambiental é dividir as senhas presenciais com as marcações on-line, também a partir de março.
O Hvep é uma referência em Brasília no atendimento aos animais. Por determinação do governador Ibaneis, vamos implementar essas melhorias e, nesse primeiro momento, dobrar a capacidade de atendimentoSarney Filho, secretário de Meio Ambiente
Cura no Hvep
Para quem já precisou dos cuidados do Hvep com seu bicho de estimação, o retorno é positivo. A cadela Rany, uma pequena husky siberiana, chegou ao local com cinomose, uma espécie de infecção viral. Passou por tratamento intensivo e esta semana já estava no retorno da consulta, sã e salva.
Foi a primeira vez das donas e moradoras de Taguatinga Norte Anna Teresa Oliveira, atendente, e Sarah Pelicer, estudante, no hospital. “Gostamos muito, os veterinários são muito atenciosos. Graças a Deus, saímos daqui com ela salva”, conta Anna, 22 anos. “Esse serviço é essencial. Então acho que aumentando a estrutura, vai poder atender a muito mais gente”, emenda.
Sarah explica que, depois de passar por uma clínica particular, a cadela se curou no Hvep. “Foi um amigo que nos indicou vir aqui. E, realmente, valeu a pena ter vindo. Agora, segue a vida”, comemora a estudante de 19 anos.
Política ambiental
Na visão do secretário-geral do Brasília Ambiental, Thulio Moraes, apostar no crescimento do hospital veterinário é fundamental, mas não somente por conta do atendimento à comunidade.
“Além de ser uma política social, em que se oferece um serviço totalmente gratuito e feito por profissionais experientes, é também uma política de meio ambiente”, pondera. “O hospital atua no o controle de reprodução e da sanidade de cães e gatos de todo o Distrito Federal”, complementa Moraes.
Abordagem está prevista para passar por três pontos na região administrativa
Detran-DF fará intervenções nas proximidades do Parque Burle Marx
Manifestações por escrito podem ser encaminhadas por meio de formulário disponível no site do PDTU
Programa da Secretaria de Justiça e Cidadania amplia rede de cuidado à população idosa e já beneficiou mais de 10 mil pessoas