
Endereço do Lago Sul terá fornecimento de energia suspenso nesta quarta (6)
Interrupção será das 10h às 16h para que equipes da Neoenergia realizem serviços de modernização da rede em segurança; confira locais afetados
Candidato à reeleição, Ibaneis Rocha também lidera a pesquisa espontânea, como preferido de 34% dos eleitores brasilienses O governador do Distrito Federal e candidato à reeleição, Ibaneis Rocha (MDB), tem 44,1% das intenções de voto, segundo a pesquisa Metrópoles/Ideia, divulgada nesta segunda-feira (19/9). O percentual é maior do que a soma das intenções de voto de todos os …
Candidato à reeleição, Ibaneis Rocha também lidera a pesquisa espontânea, como preferido de 34% dos eleitores brasilienses
O governador do Distrito Federal e candidato à reeleição, Ibaneis Rocha (MDB), tem 44,1% das intenções de voto, segundo a pesquisa Metrópoles/Ideia, divulgada nesta segunda-feira (19/9). O percentual é maior do que a soma das intenções de voto de todos os outros rivais juntos: 32,6%.
Essa pesquisa é estimulada, modelo em que os nomes dos candidatos registrados são apresentados aos entrevistados e estes apontam em quem votariam se as eleições fossem hoje.
Atrás de Ibaneis, em segundo lugar, está Leila do Vôlei (PDT). Ela foi escolhida como candidata de 10% dos eleitores. Paulo Octávio (PSD) aparece em seguida no levantamento, com 8,5%.
Leandro Grass (PV) soma 6% das intenções de voto dos brasilienses. Já Izalci (PSD) tem 5,5%. Robson (PSTU) foi escolhido por 1,1% dos eleitores, e Keka Bagno (PSol) possui preferência de 0,8% dos votantes. Teodoro Cruz Téo (PCB) tem 0,5%; e Lucas Salles (DC), 0,2%. Coronel Moreno (PTB) não pontuou.
A pesquisa Metrópoles/Ideia aponta que 19,3% dos eleitores do DF ainda não sabem em quem votar. Em contrapartida, 4% responderam que votarão branco ou nulo.
Confira o resultado da pesquisa estimulada para o Governo do Distrito Federal:
Arte/Metrópoles
No levantamento anterior contratado pelo Metrópoles ao Instituto Ideia, divulgado no dia 18 de agosto, Ibaneis pontuou com 39,9% das intenções de voto. Leila tinha 9% e Paulo Octávio somava 7,2%. Izalci Lucas foi indicado como o candidato de 6,2% do eleitorado.
A pesquisa Metrópoles/Ideia também testou o desempenho dos candidatos de forma espontânea, em que os nomes dos postulantes não são apresentados aos entrevistados.
Nesse cenário, Ibaneis soma 34% das intenções de voto. Leila do Vôlei tem 3,4%, enquanto Paulo Octávio foi escolhido por 3% dos eleitores. Leandro Grass aparece no levantamento com 1,8% da preferência do eleitorado. Já Izalci soma 1%.
A pesquisa aponta que Robson seria votado por 0,5%, caso as eleições fossem hoje. Keka tem 0,4% das intenções de voto, seguida de Teodoro Cruz Téo, com 0,3%. Rafael Parente (PSB) também pontuou no levantamento, mas ele retirou a própria candidatura para apoiar Leandro Grass.
Confira o resultado da pesquisa espontânea para o Governo do Distrito Federal:
Arte/Metrópoles
A pesquisa Metrópoles/Ideia avaliou a rejeição que os eleitores têm em relação aos candidatos ao GDF. Keka Bagno aparece em primeiro lugar, com rejeição de 18% do eleitorado, seguida de Ibaneis Rocha, que soma 17,7%.
Leila do Vôlei tem 17% de rejeição, enquanto 15,6% dos eleitores disseram que não votariam de jeito nenhum em Izalci.
Já Leandro Grass tem a aversão de 13,6% dos eleitores; Paulo Octávio, 12,7%. Logo atrás estão: Robson, com 10,9% de rejeição; Coronel Moreno, que soma 9,1%; Lucas Salles, rejeitado por 7,3%; e Teodoro Cruz Téo, com 7%.
Segundo a pesquisa, 21,3% dos eleitores não rejeitam nenhum dos candidatos a governador ou governadora do DF, e 23,3% não souberam responder.
Teodoro da Cruz Téo (PCB) – Teodoro Antonio da Cruz Filho nasceu em 11/01/1959, em Barreiras (BA). Ele é advogado e candidato ao governo do Distrito Federal pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB)
Coronel Moreno (PTB) – Elziovan Matias Moreno Lima nasceu em 09/02/1972, em Brasília (DF). Ele é policial militar e candidato ao governo do Distrito Federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)
Ibaneis Rocha (MDB) – Ibaneis Rocha Barros Junior nasceu em 10/07/1971, em Brasília (DF). Ele é advogado, atual governador do Distrito Federal e busca a reeleição pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB)
Izalci Lucas (PSDB) – Izalci Lucas Ferreira nasceu em 07/04/1956, em Araujos (MG). Ele é contador e atual senador. É candidato ao governo do Distrito Federal pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
Keka Bagno (PSol) – Clementina “Keka” Araujo Bagno da Silva nasceu em 13/04/1988, em Brasília (DF). Ela é assistente social e candidata ao governo do Distrito Federal pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSol).
Leandro Grass (PV) – Leandro Antonio Grass Peixoto nasceu em 15/06/1985, em Brasília (DF). Ele é professor, deputado distrital e candidato ao governo do Distrito Federal pelo Partido Verde (PV)
Leila do Vôlei (PDT) – Leila Gomes de Barros Rêgo nasceu em 30/09/1971, em Brasília (DF). Ela é atleta profissional, jogadora de vôlei e senadora. É candidata ao governo do Distrito Federal pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT)
Lucas Salles (DC) – Luiz Carlos Lucas Salles nasceu em 22/04/1963, em Campina Grande (PB). Ele é professor, publicitário e candidato ao governo do Distrito Federal pelo partido Democracia Cristã (DC)
Paulo Octávio (PSD) – Paulo Octávio Alves Pereira nasceu em 13/2/1950. em Lavras (MG). Ele é empresário e candidato ao governo do Distrito Federal pelo Partido Social Democrático.
Robson (PSTU) – Robson Raymundo da Silva nasceu 12/04/1970, no Rio de Janeiro (RJ). Ele é professor de Ensino Médio e candidato ao governo do Distrito Federal pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).
Teodoro da Cruz Téo (PCB) – Teodoro Antonio da Cruz Filho nasceu em 11/01/1959, em Barreiras (BA). Ele é advogado e candidato ao governo do Distrito Federal pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB)
Coronel Moreno (PTB) – Elziovan Matias Moreno Lima nasceu em 09/02/1972, em Brasília (DF). Ele é policial militar e candidato ao governo do Distrito Federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)
A pesquisa Metrópoles/Ideia ouviu 1,2 mil pessoas com 16 anos ou mais, todas com Título de Eleitor, entre os dias 14 e 19 de setembro.
A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.
Utilizou-se a metodologia de pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, junto a uma parcela representativa do eleitorado do DF.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR-00056/2022 e DF-03544/2022.
Fonte: Por Isadora Teixeira/Metrópoles
Interrupção será das 10h às 16h para que equipes da Neoenergia realizem serviços de modernização da rede em segurança; confira locais afetados
Abordagem está prevista para passar por seis pontos na região administrativa
Cinco ministras participaram da noite de abertura da conferência
Alimentos não tinham selo de inspeção; além disso, as galinhas eram criadas em condições sanitárias precárias