
Lei de Acesso à Informação fortalece a rede de transparência no DF
Semana LAI em Pauta — Diálogos pela Transparência reunirá representantes de órgãos distritais, de 22 a 26 de setembro
Governador também anunciou que já está com recursos para a construção do BRT Norte
O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou nesta sexta-feira (19/4) ordem de serviço para construção da terceira faixa da BR-020. Com investimento de R$ 24,8 milhões e 17,1 km de pavimentação, a primeira etapa da obra compreende o trecho entre o Complexo Viário Padre Jonas Vettoraci, no viaduto de Sobradinho, até a DF-230.
“Estamos fazendo grandes investimentos nessa região. Já estamos com os recursos para o BRT Norte garantidos para serem liberados. Temos um cronograma de diversas obras que se completam para trazer benefícios para a população”, destacou o governador.
Além do asfalto, o Governo do Distrito Federal (GDF) fará trabalhos de terraplanagem, drenagem e sinalização horizontal e vertical. No total, a terceira faixa de rolamento terá extensão de 50 km.
“A saída Norte ficou por muitos anos esquecida. Precisamos chegar a Planaltina e dar conforto para quem sai do DF rumo ao Nordeste e também a quem chega na capital. Com essa terceira faixa, aumentamos a capacidade dessa via e diminuímos o tempo de viagem”, disse o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do DF, Fauzy Nacfur.
A BR-020 é uma rodovia de grande movimentação, por onde passam diariamente cerca de 80 mil motoristas, ligando Sobradinho e Sobradinho II, Planaltina, Arapoanga, Planaltina de Goiás e Formosa ao Plano Piloto. A construção de uma terceira faixa para os veículos é considerada essencial não só para a melhoria do fluxo, mas também pela segurança.
A principal obra na região Norte do DF no segundo mandato do governador Ibaneis Rocha será o BRT Norte, que vai ligar o Plano Piloto até Planaltina com linhas rápidas de ônibus.
De responsabilidade do DER-DF, a construção vai demandar investimento de R$ 1,5 bilhão, com repasse do governo federal.
Na mesma agenda, a vice-governadora Celina Leão (PP) disse apostar no sucesso de Ibaneis quando ele deixar o Palácio do Buriti para tentar uma vaga no Senado, nas eleições de 2026.
“Eu tenho certeza, governador Ibaneis, que você será consagrado com o maior número de votos para senador na história do DF”, disse.
Questionado sobre críticas de deputados distritais da oposição após o anúncio, Ibaneis destacou que a “oposição é para fazer o que quiser”.
“Estou muito tranquilo com as minhas falas e acho que tenho muito mais conhecimento jurídico de que todos eles. Tenho 30 anos de advocacia e sei muito bem o que eu posso ou não posso falar. A oposição está no seu dever de tentar criticar de algum modo”, afirmou.
“Se querem candidato, eles têm. Nunca conseguiram expor quem é o candidato da oposição e ficam divergindo entre eles, porque não possuem a união que esse grupo tem. Estamos unidos em torno da nossa proposta”, destacou.
O chefe do Palácio do Buriti pontuou que o GDF tem candidato e grupo político. “Nós temos um grupo político muito importante na cidade, reconhecido pela população. Um grupo de direita que respeita o direito das pessoas e é exatamente esse grupo que vai continuar governando o Distrito Federal”, declarou. (Do Metropoles.com).
Semana LAI em Pauta — Diálogos pela Transparência reunirá representantes de órgãos distritais, de 22 a 26 de setembro
Abordagem está prevista para passar por três pontos da região administrativa
Projeto de expansão da CEB IPes leva braços e luminárias a áreas que antes não eram contempladas
Público vai poder retirar as entradas no local até amanhã (17). Evento será neste sábado, dia 20, no Taguaparque, com shows de Eduardo Costa, Edson e Hudson, Lia Almeida e muito mais