Brasília Agora


BRASÍLIA

Ibaneis assina ordem de serviço para a construção da 3ª faixa da BR-020

19 de abril, 2024 / Por: Redação

Governador também anunciou que já está com recursos para a construção do BRT Norte

Ibaneis assina ordem de serviço para a construção da 3ª faixa da BR-020
Ibaneis Rocha destacou as diversas obras que trazem benfeitorias à população Foto: Renato Alves/agência brasília

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou nesta sexta-feira (19/4) ordem de serviço para construção da terceira faixa da BR-020. Com investimento de R$ 24,8 milhões e 17,1 km de pavimentação, a primeira etapa da obra compreende o trecho entre o Complexo Viário Padre Jonas Vettoraci, no viaduto de Sobradinho, até a DF-230.

“Estamos fazendo grandes investimentos nessa região. Já estamos com os recursos para o BRT Norte garantidos para serem liberados. Temos um cronograma de diversas obras que se completam para trazer benefícios para a população”, destacou o governador.

Além do asfalto, o Governo do Distrito Federal (GDF) fará trabalhos de terraplanagem, drenagem e sinalização horizontal e vertical. No total, a terceira faixa de rolamento terá extensão de 50 km.

“A saída Norte ficou por muitos anos esquecida. Precisamos chegar a Planaltina e dar conforto para quem sai do DF rumo ao Nordeste e também a quem chega na capital. Com essa terceira faixa, aumentamos a capacidade dessa via e diminuímos o tempo de viagem”, disse o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do DF, Fauzy Nacfur.

FLUXO

A BR-020 é uma rodovia de grande movimentação, por onde passam diariamente cerca de 80 mil motoristas, ligando Sobradinho e Sobradinho II, Planaltina, Arapoanga, Planaltina de Goiás e Formosa ao Plano Piloto. A construção de uma terceira faixa para os veículos é considerada essencial não só para a melhoria do fluxo, mas também pela segurança.

BRT Norte

A principal obra na região Norte do DF no segundo mandato do governador Ibaneis Rocha será o BRT Norte, que vai ligar o Plano Piloto até Planaltina com linhas rápidas de ônibus.
De responsabilidade do DER-DF, a construção vai demandar investimento de R$ 1,5 bilhão, com repasse do governo federal.

Eleições 2026

Na mesma agenda, a vice-governadora Celina Leão (PP) disse apostar no sucesso de Ibaneis quando ele deixar o Palácio do Buriti para tentar uma vaga no Senado, nas eleições de 2026.
“Eu tenho certeza, governador Ibaneis, que você será consagrado com o maior número de votos para senador na história do DF”, disse.

Oposição

Questionado sobre críticas de deputados distritais da oposição após o anúncio, Ibaneis destacou que a “oposição é para fazer o que quiser”.

“Estou muito tranquilo com as minhas falas e acho que tenho muito mais conhecimento jurídico de que todos eles. Tenho 30 anos de advocacia e sei muito bem o que eu posso ou não posso falar. A oposição está no seu dever de tentar criticar de algum modo”, afirmou.

“Se querem candidato, eles têm. Nunca conseguiram expor quem é o candidato da oposição e ficam divergindo entre eles, porque não possuem a união que esse grupo tem. Estamos unidos em torno da nossa proposta”, destacou.

O chefe do Palácio do Buriti pontuou que o GDF tem candidato e grupo político. “Nós temos um grupo político muito importante na cidade, reconhecido pela população. Um grupo de direita que respeita o direito das pessoas e é exatamente esse grupo que vai continuar governando o Distrito Federal”, declarou. (Do Metropoles.com).