
Planetário de Brasília realiza Feira de Troca de Livros neste sábado (31)
Programação inclui observação solar e atividades lúdicas para toda a família
Festividade conta com apoio do GDF e ocorre entre 30 de maio e 8 de junho, reforçando o caráter religioso da região administrativa
Foto: Renato Alves/Agência Brasília
O governador Ibaneis Rocha convocou a população a prestigiar a 143ª edição da Festa do Divino Espírito Santo, em Planaltina, que será realizada entre 30 de maio e 8 de junho. Ele recebeu o convite das festividades nesta terça-feira (27), em seu gabinete, das mãos do secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes, do imperador da festa Veluziano Neto e da imperatriz Vanessa de Castro.
A festividade relembra a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas após a Páscoa. A celebração é a segunda maior da região administrativa, atrás apenas da Via Sacra do Morro da Capelinha, e foi instituída patrimônio cultural imaterial por meio do Decreto nº 34.370/2013.
Presença garantida em mais uma edição, o governador Ibaneis Rocha convidou a população a comparecer ao festejo. “É uma festa muito tradicional da nossa cidade, um momento tão importante de religiosidade que nós temos que festejar no Distrito Federal. Quero fazer um convite muito especial. A festa é muito bonita, as pessoas recebem com muito carinho. Vale a pena. Quem não conhece a Festa do Divino de Planaltina, compareça, nós estaremos lá para o encontro das bandeiras. Venham todos, que vocês vão ficar muito felizes com o que vocês vão ver”, disse.
Ao convidar Ibaneis Rocha, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes, lembrou que a festa é uma tradição secular, que vem desde a participação dos portugueses entrando pelo interior do país, sendo considerada uma manifestação cultural e religiosa muito forte, que envolve toda a comunidade. Ele também afirmou que o GDF apoia o evento com um termo de fomento de aproximadamente R$ 1 milhão.
”A festa do Divino Espírito Santo é registrada como patrimônio cultural do Distrito Federal, sendo uma das poucas festas com uma tradição tão grande, que mobiliza não só Planaltina, mas também Arapoanga e regiões de Goiás”, lembrou. “Ela mantém essa tradição viva, amparada em uma fé muito forte e numa religiosidade bem vivida pela população, que se traduz em atos concretos, como as procissões, missas, novenas e leilões”, finalizou.
Veluziano Neto, um dos organizadores do evento na função de imperador, destacou a vocação da cidade para receber a festa. “Planaltina é conhecida como a Cidade do Espírito Santo, então nós iniciamos as novenas, tanto na igreja com a missa no dia 20, até o dia 8 de junho. No sábado, dia 7 de junho, temos o encontro das bandeiras, que reúne todas as paróquias de Planaltina, unindo a folia da roça, que vem de Água Fria (GO), com os cavalos. Esperamos de 10 a 20 mil pessoas nesse encontro, que marca a devoção e fé da comunidade, além de ser um momento de solidariedade, com trabalho voluntário de todas as equipes. São 143 anos de festa, e a presença do governador é sempre muito importante para fortalecer essa tradição”, pontuou.
Vanessa de Castro, imperatriz da festa, destacou a importância do apoio do governo. “É fundamental, pois a festa é muito fervorosa, reúne pessoas de todo o Brasil. A festa do Divino vem crescendo, então essa união, com o apoio do governo e das paróquias, enriquece ainda mais a festa”, avaliou.
Programação inclui observação solar e atividades lúdicas para toda a família
Projeto da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV) ocorre às segundas-feiras e ajuda no desenvolvimento físico e social dos participantes; a biblioteca pública é mantida pelo GDF
Opções gratuitas e pagas estão espalhadas por várias regiões do DF, como Samambaia, Gama, Ceilândia, Vicente Pires e Plano Piloto
Até 15 de junho, acontece Deu a Louca na I.A. – A NOVA, INÉDITA e NUNCA VISTA comédia do G7, no Teatro La Salle (906 Sul). Saiba mais aqui!