
Hemocentro de Brasília registra mais de 57 mil doações de sangue em 2025
Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Governador reeleito no primeiro turno para comandar o Buriti comemorou vitória e fez projeções para o próximo mandato Matheus Veloso/Metrópoles O governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), prometeu focar na área da saúde durante a próxima gestão. Segundo o emedebista, a pandemia foi um grande impeditivo no decorrer dos últimos anos, mas agora diz …
Governador reeleito no primeiro turno para comandar o Buriti comemorou vitória e fez projeções para o próximo mandato
O governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), prometeu focar na área da saúde durante a próxima gestão. Segundo o emedebista, a pandemia foi um grande impeditivo no decorrer dos últimos anos, mas agora diz haver condições de entregar à população um cenário “muito melhor”. As declarações foram dadas após o anúncio da vitória.
“Agora temos condições de avançar muito na questão da saúde do Distrito Federal. Essa é a principal pauta que temos de tocar. Vou mexer muito, melhorar muito. Tenho confiança de que temos condição de dar uma saúde para a população muito melhor do que temos hoje”, afirmou.
Ainda sobre o futuro, o governador projetou boa relação com a Câmara Legislativa. Os três deputados distritais mais bem votados para a Casa são do PSol e do PT, mas Ibaneis não vê nenhum atrito possível. “Os políticos de direita ou de esquerda vão apoiar os projetos bons para a cidade”, disse. Veja aqui a lista de todos os candidatos eleitos para a Câmara Legislativa.
O chefe do Executivo distrital também falou do sentimento durante a campanha: “Tenho consciência de que fizemos um bom trabalho. Fico feliz de ver a cidade reconhecendo quem trabalha. Quem venceu foi a Mayara, o João Pedro, que disse ‘papai, o senhor vai vencer hoje’. Graças a Deus, tudo deu certo. Amo o Distrito Federal, amo esta cidade, e vou continuar trabalhando por vocês. É uma vitória para o povo desta cidade, para quem ama Brasília”.
A vice-governadora eleita, Celina Leão (PP), comemorou o resultado e projetou o futuro: “Fizemos uma campanha de propostas de trabalho, demonstrando o que havia sido feito e o que iríamos fazer. A população renovou a confiança no nosso processo político, e vamos trabalhar cada vez mais recompensando. A gente sabe as áreas que precisam ser melhor atendidas”.
O governador reeleito começou o dia em uma missa, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, na 615 Sul. Em seguida, foi até a sua zona de votação, na Escola Liceu Francês François Mitterrand, no Lago Sul, às 10h15, acompanhado do filho João Pedro.
Ao votar, Ibaneis falou que o desfecho do pleito seria muito bem aceito. Depois de cumprir a obrigação eleitoral, o candidato foi para casa, onde acompanhou a apuração ao lado de amigos e familiares. Às 17h30, quando resultados parciais estavam sendo divulgados – e o governador apareceu pela primeira vez com mais de 50% dos votos – uma comemoração prévia foi ouvida de dentro da residência.
Após esse momento, no tempo real, a porcentagem oscilou um pouco abaixo de 50%. Às 19h, Ibaneis chegou a 49,98%, com 87,54% das urnas apuradas. Dois minutos depois, ele alcançou 50,02%, e uma celebração ainda maior foi ouvida. Houve crescimento até a porcentagem final, de 50,30%.
Candidato do PV, Leandro Grass foi o segundo colocado nas urnas, com 26,25%, e Paulo Octávio (PSD), com 7,47%, encerrou a votação em terceiro.
Confira aqui o resultado:
Nascido em Brasília, Ibaneis Rocha Barros Junior é de família piauiense e o primogênito de três irmãos. Casado pela segunda vez, tem dois filhos do primeiro matrimônio e um do atual casamento.
Ibaneis disputou um cargo público pela primeira vez em 2018, quando tinha 47 anos. À época, derrotou o então governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), e venceu com 69,79% dos votos válidos (1.042.574).
Filiado ao MDB desde 2017, Ibaneis encabeça a coligação Unidos pelo DF e tem como vice a deputada federal Celina Leão (PP). Além do MDB e PP, a coligação integra o PL, Pros, Agir, Solidariedade e Avante.
O advogado fez carreira na capital. De 2013 a 2015, presidiu a seccional OAB-DF. Depois, atuou como diretor do conselho federal e corregedor-geral da entidade.
Ibaneis é formado em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), fez pós-graduação em processo do trabalho e processo civil, e mestrado em gestão e políticas públicas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Em 1990, abriu o próprio escritório e se destacou como advogado de várias categorias do serviço público.

Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Datas foram publicadas no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (31)

Confira o cardápio especial de 1º de janeiro de 2026 nos equipamentos que oferecem café da manhã, almoço e jantar

Entre 2019 e 2025, governo instalou 689 papa-lixos e 15 papa-entulhos em diversas regiões administrativas
