BRASÍLIA

Ibaneis inicia entrega de novos ônibus e lança aplicativo para modernizar transporte coletivo

29 de julho, 2025 | Por: Agência Brasília

Governador Ibaneis Rocha destacou os avanços em outros modais da mobilidade pública, como a ampliação do metrô e as obras de implantação do BRT

| Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

A modernização do transporte público do Distrito Federal ganhou mais um reforço nesta terça-feira (29), com a apresentação de parte da nova frota da viação Pioneira e o lançamento do aplicativo DF no Ponto, voltado à mobilidade inteligente dos usuários. O governador Ibaneis Rocha oficializou o anúncio na faixa central do Eixão Sul, onde 50 dos 444 novos ônibus que serão entregues até o ano que vem foram expostos à população. A iniciativa vai beneficiar cerca de 350 mil passageiros das cidades de diferentes regiões administrativas. 

“No início do nosso governo, as pesquisas de satisfação mostravam que a mobilidade era um dos três tópicos mais sensíveis no DF. Hoje, quase não se fala disso mais. O nosso trabalho é justamente esse. Mobilidade se faz com melhores vias para que as pessoas sofram menos e percam menos tempo também dentro do transporte público. Mobilidade também se faz com renovação de frota para que os usuários possam acessar veículos mais novos, que não quebrem com facilidade. A meta é que Brasília, até o final do nosso mandato, tenha 100% da frota renovada”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.

Do total de 444 veículos zero-quilômetro comprados pela Viação Pioneira, 25 são destinados à ampliação da operação e 419 para substituir ônibus em uso — parte deles com renovação antecipada em até dois anos. Até o final deste ano, a empresa prevê entregar 207 veículos, e os demais 237 devem chegar em 2026. A expectativa é que os primeiros comecem a circular ainda em agosto, beneficiando milhares de passageiros das regiões do Gama, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Jardins Mangueiral, Itapoã, Itapoã Parque, Paranoá e Paranoá Parque.

Além de ampliar a capacidade de atendimento, a renovação reflete em ganhos ambientais e de segurança. Isso porque todos os veículos seguem o padrão Euro 6, que reduz em até 80% a emissão de poluentes. Os coletivos também estão equipados com elevadores para acessibilidade, GPS, sistema de câmeras, desligamento automático em marcha lenta, portas com acionamento elétrico e sistema antiesmagamento — recursos que garantem mais conforto e segurança.

“Esses ônibus que chegam aqui hoje são menos poluentes, dão um conforto maior, não só para o passageiro, mas também para o motorista, e trazem mais segurança para a população”Governador Ibaneis Rocha

“Esses ônibus que chegam aqui hoje são menos poluente; dão um conforto maior, não só para o passageiro, mas também para o motorista, e trazem mais segurança para a população”, destacou o chefe do Executivo.

Essa é mais uma iniciativa que integra o objetivo deste Governo do Distrito Federal de renovar toda a frota de ônibus da cidade. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, o investimento acompanha o crescimento das regiões administrativas: “Existem áreas em constante expansão imobiliária, como Itapoã, Paranoá, São Sebastião, Santa Maria e Gama, e nós precisamos ampliar o atendimento nessas localidades, principalmente no horário de pico. Além desses da Pioneira, temos mais 200 ônibus para a ampliação das linhas da Marechal, São José e Urbi”.

Mais mobilidade

Além do investimento em ônibus, o GDF tem atuado na ampliação de outros modais de transporte. A licitação para a conclusão do BRT Sul, com as três etapas entre Santa Maria e o ParkShopping, foi lançada e anunciada recentemente.

O governo iniciou as obras de expansão da linha de Samambaia e está finalizando o processo para lançar a licitação da expansão do metrô em Ceilândia

“A gente vem investindo em todos os modais. Lançamos a licitação da conclusão do BRT Sul das três etapas que nós temos, vindo da cidade de Santa Maria, e vai chegar ali até a região do ParkShopping, onde já vai integrar com o BRT da região Oeste”, explicou o governador.

Já no transporte metroviário, o governo iniciou as obras de expansão da linha de Samambaia e está finalizando o processo para lançar a licitação da expansão do metrô em Ceilândia.

“Nós já estamos trabalhando na expansão do metrô de Samambaia, obras que estão avançadas. A terraplanagem começa hoje. Estamos na fase final de conclusão para lançar a licitação da expansão do metrô de Ceilândia, onde nós vamos atender com essas duas extensões aproximadamente mais de 100 mil passageiros por dia”, completou Ibaneis Rocha.

Mobilidade e tecnologia

Outra novidade apresentada durante o evento foi o DF no Ponto, aplicativo gratuito que oferece dez funcionalidades para facilitar a vida do passageiro, entre elas o planejador de rotas, busca por linhas e localização dos ônibus em tempo real. A ferramenta permite que o usuário consulte os horários dos coletivos em cada parada, acompanhe alertas operacionais e registre sugestões ou reclamações.

“O DF no Ponto permite que o usuário, na parada, saiba do ônibus que chega, qual o horário da linha e todas outras informações”Zeno Gonlçaves, secretário de Transporte e Mobilidade

Para o secretário Zeno Gonçalves, a expectativa é que a população envie sugestões de melhorias para a pasta aperfeiçoar o aplicativo. “Já está disponível tanto para Android quanto para iOS, e ele permite que o usuário, na parada, saiba do ônibus que chega, qual o horário da linha e todas outras informações. É uma parceria da Semob com a TCB [Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília] que vai ser muito importante. Essa é a primeira versão, a gente espera que as pessoas testem, critiquem, nos deem o seu feedback para a gente evoluir”, explicou o chefe da pasta. 

Ibaneis Rocha também comentou a nova funcionalidade: “Esse aplicativo que está sendo lançado vai trazer previsibilidade para o nosso passageiro. A pessoa vai entrar, colocar o número da linha e vai saber, por meio de um localizador, em quanto tempo esse veículo vai chegar à sua porta. Então, quer dizer: é a tecnologia a serviço do passageiro”.

Além do app, este GDF testa o uso de QR Codes em dez pontos estratégicos da cidade, permitindo ao usuário consultar, com a câmera do celular, quais linhas passam por ali e em quanto tempo o próximo ônibus vai chegar — sem necessidade de baixar o aplicativo. A ideia é garantir que qualquer cidadão, mesmo sem acesso às plataformas digitais, tenha informação rápida sobre sua linha.

Artigos Relacionados