CONCURSOS

IBGE lança novo concurso para 15 mil vagas de recenseador

28 de julho, 2022

Interessados devem preencher o formulário de inscrição e entregar presencialmente em um dos postos do IBGE até o dia 1º de agosto O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu novo concurso para trabalhadores temporários para o Censo 2022. O edital deste processo seletivo complementar com 15.075 vagas foi publicado nesta quinta-feira (28) no …

Interessados devem preencher o formulário de inscrição e entregar presencialmente em um dos postos do IBGE até o dia 1º de agosto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu novo concurso para trabalhadores temporários para o Censo 2022. O edital deste processo seletivo complementar com 15.075 vagas foi publicado nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial da União.

Recenseadores, agentes censitários

Foto: Simone Mello/Agência IBGE Notícias/Direitos reservados

Os interessados em participar devem se inscrever preenchendo o formulário de inscrição e entregar presencialmente em um dos postos do IBGE, entre os dias 28 de julho e 1º de agosto. A participação é gratuita!

Ao preencher o formulário, o candidato deve considerar apenas a titulação acadêmica de maior pontuação, visto que diferentes pontuações não são cumulativas.

Os servidores serão contratados pelo prazo de três meses, podendo ser prorrogado. Já a jornada de trabalho é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no Treinamento.

Edital IBGE recenseador: informações gerais

Quais os requisitos para recenseador?

Confira os requisitos exigidos para os interessados em ingressar no edital do concurso IBGE (processo seletivo) para a função de recenseador que exige nível fundamental:

  • Capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta;
  • Ter acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e/ou em meio eletrônico;
  • Ter acuidade visual para interpretar mapas e croquis de setores censitários e identificar no campo os pontos que constituem os limites dos setores
  • Capacidade de locomoção para execução dos trabalhos;
  • Capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coletas durante a realização de entrevista; e
  • Agilidade para cumprir determinadas tarefas nos prazos exigidos.

Quanto ganha um recenseador?

Vale lembrar que a remuneração do cargo será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais).

Simulador de remuneração recenseador

O que faz um recenseador?

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador.

Edital IBGE recenseador: etapa de títulos

O concurso IBGE para o cargo de recenseador será realizado através de uma única etapa, sendo esta de avaliação de títulos.

A análise de títulos terá caráter classificatório, valerá até 10 pontos, e será realizada de acordo com a pontuação pré-estabelecida:

Edital IBGE recenseador: etapa de títulos

À época da contratação, o candidato deverá comprovar o título informado no ato da inscrição com a seguinte documentação:

  • a) Para comprovação do ensino fundamental completo (antigo 1º grau) será aceito o diploma ou certificado/declaração (este último acompanhado obrigatoriamente de histórico escolar) de conclusão do curso.
  • b) Para comprovação do ensino médio (antigo 2º grau) incompleto será aceita a declaração (acompanhada obrigatoriamente de histórico escolar) da instituição de ensino que permita identificar em qual situação o candidato se encontra.
  • c) Para comprovação do ensino médio (antigo 2º grau) completo será aceito o diploma ou certificado/declaração de conclusão do curso.
  • d) Para comprovação do curso de graduação (ensino superior) incompleto será aceita a declaração da instituição de ensino que permita identificar em qual período (semestre/ano) e curso o candidato se encontra. No caso de trancamento de matrícula ou abandono de curso, será aceita a declaração da instituição de ensino que permita identificar quais períodos e curso(s) o candidato frequentou.
  • e) Para a comprovação da conclusão do curso de graduação (ensino superior) completo será aceito diploma ou certificado/declaração de conclusão do curso (com data da colação de grau). Este último acompanhado obrigatoriamente de histórico escolar que permita identificar o número de créditos obtidos, carga horária, as disciplinas cursadas e notas obtidas de conclusão do curso

O resultado preliminar da análise de títulos do concurso IBGE será divulgado no dia 02 de agosto, enquanto que a decisão final será anunciada no dia 10 do mesmo mês.

Edital IBGE recenseador: sobre a contratação

No ato da contratação, o candidato aprovado deverá apresentar original (ou cópia autenticada) da seguinte documentação:

  • a) Documento de identidade;
  • b) Título de Eleitor;
  • c) Certidão de Quitação Eleitoral;
  • d) Certificado de Reservista, alistamento militar constando a dispensa do serviço militar obrigatório ou outro documento hábil para comprovar que o tenha cumprido ou dele tenha sido liberado, se candidato do sexo masculino;
  • e) Comprovante de inscrição no PIS/PASEP, se possuir;
  • f) Comprovante de Residência;
  • g) Comprovante de naturalização (no caso de estrangeiro naturalizado);
  • h) Comprovante de que está amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses

Saiba mais: concurso IBGE

Quer estudar para o edital IBGE recenseador?

 

Ficha técnica do concurso IBGE

Informações do edital IBGE para recenseador

  • Vagas: 15.075
  • Cargos: recenseador
  • Banca: próprio órgão
  • Escolaridade: nível fundamental
  • Edital: IBGE recenseador

.

Fonte: Estratégia Concursos

Artigos Relacionados