
Áudio mostra careca do INSS e empresária articulando por contrato sem licitação na Saúde
Objetivo era fornecer medicamentos, mas negociação não foi adiante por causa da operação da Polícia Federal

Dia Mundial de Higiene das Mãos, lembrado dia 5 de maio em todo o mundo, será celebrado em unidades hospitalares do DF O IgesDF promove ações de conscientização entre os colaboradores para alertar sobre a importância da higienização das mãos no ambiente hospitalar. Na quinta-feira (4), durante o ciclo de atualizações em saúde do Hospital …
Continue reading “IgesDF alerta profissionais de saúde sobre a importância de limpar as mãos”
Dia Mundial de Higiene das Mãos, lembrado dia 5 de maio em todo o mundo, será celebrado em unidades hospitalares do DF
O IgesDF promove ações de conscientização entre os colaboradores para alertar sobre a importância da higienização das mãos no ambiente hospitalar. Na quinta-feira (4), durante o ciclo de atualizações em saúde do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), foi abordada a temática do Dia Mundial de Higiene das Mãos. A data é celebrada mundialmente nesta sexta-feira (5), quando o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) realizará ação educativa.

Foto: Divulgação/Agência Brasília
O HBDF aproveitou a realização do ciclo de atualizações em saúde para abordar a higienização das mãos. O objetivo é atualizar os colaboradores acerca das práticas de saúde e segurança do trabalho. Cerca de 275 pessoas participaram da ação, que contou com dinâmicas e entrega de panfletos.
Bruno Sarmento, gerente-geral do HBDF, elogiou a iniciativa. “Queria agradecer por essa iniciativa da nossa comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH), por meio do doutor Júlival Ribeiro, coordenador do núcleo de controle de infecções do HBDF, e ao corpo técnico da CCIH, aos enfermeiros e infectologistas”, disse. “Na correria do dia a dia, entre um paciente e outro, infelizmente corremos o risco de veicular bactérias multirresistentes para outro paciente. A mensagem que deixo é que continuem de forma incansável, implementando a cultura de higienização das mãos no ambiente de trabalho”, alertou.
Ribeiro ressaltou, ainda, a necessidade de criação de uma cultura voltada para a segurança do paciente: “Esse ato simples que salva vidas é muito importante para prevenir infecções e a disseminação de bactérias multirresistentes.”
“Os vídeos são mais uma ação para a conscientização dos profissionais que já mostram resultados, como a diminuição de infecções”Emanuela Ferraz, diretora da Diep
Uma das dinâmicas utilizadas foi uma caixa de luz ultravioleta para a identificação de resíduos e sujeira. “A pessoa passa o álcool e, com a luz negra interna, a parte colorida mostra onde está higienizado. Onde não estiver colorido, o álcool não alcançou”, explicou a enfermeira do HBDF, Thais Catarina Rodrigues Louro Nogueira.
O HBDF também transmite diuturnamente vídeos com tutoriais educativos de higienização e paramentação, produzidos especialmente para os profissionais de saúde, em televisores nos corredores dos centros cirúrgicos. “Há seis meses, iniciamos algumas ações com foco na higienização correta, retirada dos adornos e perfeita paramentação dos profissionais, que já se refletem na redução das taxas de infecção hospitalar nas áreas de neurocirurgia, cirurgia cardíaca e de ortopedia. Algumas taxas chegaram a cair 10%”, destacou o chefe do centro cirúrgico do HBDF, Alexandre Jorge. Os vídeos foram produzidos pela diretoria de inovação, ensino e pesquisa (Diep) do IgesDF. “Os vídeos são mais uma ação para a conscientização dos profissionais que já mostram resultados, como a diminuição de infecções”, disse a diretora da Diep, Emanuela Ferraz.

Em alusão ao Dia Mundial de Higiene das Mãos, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) realizará nesta sexta-feira (5) ação educativa para os colaboradores. “Neste ano, o lema da campanha é Acelere a ação conjunta. Salve vidas – higienize suas mãos“, explicou a chefe do núcleo de controle de infecção hospitalar, Jéssica Nunes Neves. “Esse tema nos traz a reflexão da necessidade do envolvimento das equipes multiprofissionais e suas lideranças para o fortalecimento dessa prática nos serviços de saúde”, acrescentou.
Rodrigo Conti, diretor de atenção à saúde do IgesDF, reforça a importância de medidas de prevenção: “Vale a máxima de que é melhor prevenir do que remediar. A correta higienização das mãos é básica e fundamental em todo o ambiente hospitalar. Ações como essas que conscientizam os trabalhadores e reforçam a sua importância são fundamentais. É por isso que existe um dia dedicado a essa causa em todo o mundo.”
*Com informações do IgesDF

Objetivo era fornecer medicamentos, mas negociação não foi adiante por causa da operação da Polícia Federal

Segundo as investigações, os dois deputados teriam usado servidores de indicação política para desviar recursos públicos

Diagnóstico precoce pelo SUS poderá preservar mais vidas

A proposta estima um superávit de R$ 34,5 bilhões nas contas do governo e reserva cerca de R$ 61 bilhões para emendas parlamentares.
