Brasília Agora
Brasília Agora


BRASIL

Imagem de falso crachá do INSS volta a circular nas redes sociais

18 de novembro, 2024

Instituto informou que não há registro de denúncias sobre esse tipo de abordagem, e destacou que a imagem não é nova, ela começou a ser distribuída em abril

Imagem de falso crachá do INSS volta a circular nas redes sociais
Imagem de falso crachá do INSS circula nas redes — Foto: Reprodução

Circula nas redes sociais um vídeo com a imagem de um crachá falso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), acompanhado de um alerta sobre uma tentativa de golpe envolvendo “prova de vida presencial”. Na mensagem, é dito que “mandaram confeccionar esses crachás para conseguir entrar nas casas” das pessoas. No entanto, o INSS informou que não há registro de denúncias sobre esse tipo de abordagem, e destacou que a imagem não é nova.

Segundo o Instituto, a imagem começou a ser compartilhada em abril e, dois meses depois, voltou a circular, agora com ênfase no verso do crachá falso.

Ainda assim, o INSS ressalta que não usa uniforme e não faz esse tipo de visita e orienta que, caso alguém se apresente com uniforme e crachá do Instituto, alegando que vai realizar a prova de vida presencial, o beneficiário não deve atendê-lo e deve acionar a polícia imediatamente.

Desde o ano passado, a prova de vida é realizada pelo próprio INSS, por meio do cruzamento de dados. E, caso o beneficiário prefira realizar a prova de vida, pode fazê-lo por meio do aplicativo ou do site Meu INSS.

O Instituto recomenda ainda que aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo INSS não forneçam documentos, fotos, login e senha do portal Gov.br a estranhos.

“Desconfie de contatos inesperados: nunca forneça informações pessoais ou financeiras a quem ligar ou enviar mensagens dizendo ser do INSS. Sempre verifique a autenticidade do contato através dos canais oficiais, como a Central 135”, diz o INSS em comunicado

Bloqueio suspenso

Uma portaria de março de 2024 suspendeu os bloqueios de pagamento por falta de comprovação de vida até 31 de dezembro deste ano, informou o INSS. A nova portaria alterou a contagem do prazo para a comprovação de vivacidade, que agora começa na data da última atualização do benefício ou da última prova de vida, e não mais no aniversário do segurado.

Desde 2023, o INSS atualiza automaticamente a prova de vida dos beneficiários com base em dados governamentais, sem a necessidade de ação do cidadão.

O INSS destaca que realiza pesquisas externas apenas para comprovação de vínculo, endereço e irregularidades, por exemplo, mas não solicita cópias de documentos ou fotos. O reconhecimento é feito por meio da conferência de documento de identificação com foto.

Em caso de dúvida, o beneficiário deve anotar o nome e matrícula do servidor e ligar para a Central de Atendimento 135 para verificar a autenticidade.


BS20241118112505.1 – https://extra.globo.com/economia/noticia/2024/11/imagem-de-falso-cracha-do-inss-volta-a-circular-nas-redes-sociais.ghtml