Brasília Agora
Brasília Agora


POLÍTICA

Imagens mostram chefe do GSI no Palácio do Planalto durante invasão

19 de abril, 2023

Imagens obtidas pela CNN Brasil mostram que o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, esteve no Palácio de Planalto no dia […]

Imagens mostram chefe do GSI no Palácio do Planalto durante invasão

Imagens obtidas pela CNN Brasil mostram que o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, esteve no Palácio de Planalto no dia 8 de janeiro, quando bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes. Nas imagens, é possível ver membros do GSI circulando entre os invasores, cumprimentando-os e até abrindo salas do Palácio para os golpistas entrarem.

Gonçalves Dias aparece no Planalto por volta das 16h29 do dia 8 de janeiro. Nas imagens, é possível ver o ministro na antessala do gabinete do presidente da República, localizada no terceiro andar do Palácio. Dias tenta abrir duas portas e depois adentra em um gabinete. A revelação deve aumentar a pressão da oposição pela instalação da CPI mista dos Atos Antidemocráticos, embarreirada pelo governo.

Em seguida, o ministro parece indicar o local de saída para os invasores deixarem o terceiro andar do Palácio. Outros integrantes do GSI aparecem nas imagens indicando a saída para os golpistas. Em nenhum momento é feita qualquer tentativa de repressão ou prisão dos golpistas. Homem de confiança do presidente Lula, de quem foi responsável pela segurança pessoal nos dois mandatos anteriores, o ministro foi procurado pela reportagem, mas não se manifestou até o momento.

Ao todo, a reportagem teve acesso a mais de 160 horas de filmagens do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto. As imagens mostram os invasores destruindo câmeras de segurança, mesas de vidro, o relógio Balthazar Martinot, e revirando gavetas e móveis.

Responsáveis pela segurança do Planalto, os militares do GSI aparecem recuando dos invasores em vários momentos. Em outra imagem, um capitão do Exército do GSI é conivente com os golpistas e até oferece água a alguns deles.

A divulgação do vídeo ocorre horas antes do início da audiência da Comissão de Segurança Pública da Câmara na qual o ministro era esperado. O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, decidiu não comparecer à Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (19), onde falaria sobre o ataque aos Três Poderes de 8 de janeiro por volta das 14h.

A ausência foi confirmada pela assessoria do deputado Ubiratan Sanderson, presidente da comissão de segurança. Dias apresentou um atestado médico à presidência da comissão. De acordo com o documento, Dias foi atendido pelo Serviço Médico da Coordenação de Saúde às 13h desta quarta-feira, com quadro clínico agudo e com necessidade de medicação e observação, “devendo ter ausência em compromissos justificadas por motivo de saúde”.

Durante a semana, o GSI se negou a enviar à Câmara as imagens gravadas pelas câmeras do Planalto. Em documento enviado à Casa Legislativa, Dias alegou necessidade de sigilo das filmagens.