
Hemocentro de Brasília oferece transporte gratuito para grupos de doadores de sangue
Serviço busca ampliar as doações ao facilitar o trajeto dos voluntários até à fundação
Presidente citou relação do país com Índia e China O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (21), durante sua live semanal nas redes sociais, que o atraso no envio de insumos farmacêuticos para a produção de vacinas contra a covid-19 é apenas uma questão burocrática. Bolsonaro negou qualquer problema político do governo brasileiro com Índia e China, …
Continue reading “Importação de insumo de vacinas é questão burocrática, diz Bolsonaro”
Presidente citou relação do país com Índia e China
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (21), durante sua live semanal nas redes sociais, que o atraso no envio de insumos farmacêuticos para a produção de vacinas contra a covid-19 é apenas uma questão burocrática. Bolsonaro negou qualquer problema político do governo brasileiro com Índia e China, países que fabricam os imunizantes e também os chamados ingredientes farmacêuticos ativos (IFA), que serão usados para a produção, em solo brasileiro, da Coronavac e da dose da AstraZeneca.
“O problema, como o próprio embaixador disse, é burocrático. Não é nada de político, como alguns falaram”, disse o presidente. Durante a live, Bolsonaro estava acompanhado dos ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. De acordo com o chanceler, a Embaixada do Brasil em Pequim, capital chinesa, está negociando a liberação dos insumos retidos, cuja previsão de entrega era ainda para este mês.
“Nosso embaixador em Pequim, na verdade, tem conversado porque é lá que precisa operar para conseguir os insumos da vacina dentro da burocracia chinesa, que é uma coisa normal”, afirmou. Nesta quarta-feira (20), três ministros do governo federal se reuniram com embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para discutir formas de acelerar esse processo.
Em relação à Índia, Bolsonaro destacou o seu relacionamento do líder do país asiático, Nerendra Modi, para refutar que houvesse qualquer problema entre os países. “O interesse que o Modi tem no Brasil nós também temos na Índia. Um excelente relacionamento. E nada mudou”, disse. Mais cedo, o governo brasileiro divulgou que as vacinas contra a covid-19 desenvolvidas em parceria entre a AstraZeneca e a Universidade de Oxford devem chegar ao Brasil na tarde desta sexta-feira (22), vindas da Índia. A previsão inicial era que elas chegassem há uma semana. Ao todo, foram contratados 2 milhões de doses, fabricadas pelo laboratório indiano Serum.
Edição: Paula Laboissière
Serviço busca ampliar as doações ao facilitar o trajeto dos voluntários até à fundação
Série Esta é a Nossa História mostra como diferentes projetos e iniciativas impactam a vida de jovens por todo o Distrito Federal
Cerca de 1,2 milhão de pessoas estão aptas a se vacinar; idosos, gestantes e crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses estão entre os grupos prioritários; são 100 pontos de vacinação espalhados pela capital
Medida valerá de quinta-feira (17) a segunda-feira (21) permitindo que a população tenha acesso aos os shows comemorativos