
Brasília se reinventa para seguir dando oportunidades a quem precisa
Desde a época da construção, a cidade desponta como oásis de uma vida melhor para todos os brasileiros; programas governamentais ajudam aqueles que só esperam por uma chance
Saiba agora como consultar se você caiu na malha fina do Imposto de Renda este ano O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2022 chegou ao fim no último dia 31 de maio, segundo dados da Receita Federal nesta quarta-feira (1), mais de 36 milhões de declarações ano-calendário 2021 foram entregues. Imagem: …
Continue reading “Imposto de Renda 2022: Consulte se você caiu na malha fina”
Saiba agora como consultar se você caiu na malha fina do Imposto de Renda este ano
O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2022 chegou ao fim no último dia 31 de maio, segundo dados da Receita Federal nesta quarta-feira (1), mais de 36 milhões de declarações ano-calendário 2021 foram entregues.
Imagem: Montagem Julia Shikota
De acordo com a Receita Federal a expectativa era de que pouco mais de 34 milhões de declarações fossem enviadas, contudo, a entrega superou as expectativas do governo, mesmo com a disparada da inflação e defasagem da tabela do Imposto de Renda.
Todavia, com o grande número de envio de declarações, muitos contribuintes não sabem como conferir se caíram ou não na malha fina neste ano. Pensando nisso, explicaremos exatamente como realizar a consulta.
Qualquer declaração do Imposto de Renda de qualquer contribuinte que é enviada para a Receita Federal passa por uma análise de dados onde são checados e comparadas as informações enviadas por você com a informação enviada por terceiros e também pelas bases de dados do governo.
Dessa maneira, quando o sistema encontra alguma divergência nas informações prestadas, a sua declaração será separada para que passe por uma análise mais profunda, o que é chamado de Malha Fiscal, ou popularmente conhecida como malha fina.
Assim, um erro que pode ter feito com que o contribuinte caia na malha fina pode ser os mais diversos, como o preenchimento incorreto, incompatível ou ainda em casos mais graves por suspeitas de fraude.
É importante esclarecer que cair na malha fina por si só não significa um problema, muitas vezes quer dizer que existem divergências de informação na sua declaração.
Nesse sentido, o contribuinte que cai na malha fina precisará corrigir as informações que foram encontradas com erros através do cruzamento de dados da Receita Federal, para que possa ser validada e ser devidamente entregue.
Contudo, caso o contribuinte não faça nada após cair na malha fina e ser notificado, o mesmo poderá sofrer penalidades, como, por exemplo, uma multa de 75% em cima do valor do imposto, além de ter o nome incluído no Cadin, que é o cadastro de pessoas que possuem dívidas com órgãos federais.
O processo de consulta da declaração do Imposto de Renda é super simples e pode ser feita da seguinte forma:
Desde a época da construção, a cidade desponta como oásis de uma vida melhor para todos os brasileiros; programas governamentais ajudam aqueles que só esperam por uma chance
Chefe do Executivo encontrou o pontífice em Roma em duas oportunidades e destacou seu legado espiritual, em especial a clemência e amor aos pobres
Desligamento do serviço será de 9h às 18h para segurança dos profissionais e da população
Solenidade de substituição da Bandeira Nacional faz parte do turismo cívico brasileiro e foi organizada pelo GDF, por intermédio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros