Brasília Agora


POLÍTICA

Inaugurada a ampliação do Batalhão de Polícia da Esplanada dos Ministérios

10 de março, 2023

A governadora em exercício do DF, Celina Leão, inaugurou, na quinta-feira (9), a ampliação do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que atende a Esplanada […]

Inaugurada a ampliação do Batalhão de Polícia da Esplanada dos Ministérios
Governadora em exercício do DF, Celina Leão, na solenidade de conclusão das obras no 6º Batalhão da Polícia Militar - Foto: RenatoAlves/Agência Brasília

A governadora em exercício do DF, Celina Leão, inaugurou, na quinta-feira (9), a ampliação do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que atende a Esplanada dos Ministérios. Conhecido como Batalhão Esplanada, a unidade também foi rebatizada por meio de decreto e passa a se chamar Batalhão dos Poderes. Uma obra feita em tempo recorde pela Novacap, com 40 dias de serviços no local. Quinhentos e quinze policiais trabalharão na unidade e serão responsáveis pela segurança da área dos ministérios e da Praça dos Três Poderes.

“É uma realização entregar uma obra como essa, feita pela Novacap com muita força de vontade, com dedicação, para entregá-la tão rapidamente. Um espaço para que possamos garantir uma pronta resposta à nossa democracia, aos três poderes, com um efetivo de mais de 500 policiais”, destacou Celina Leão.

“Essa é uma área cedida pela Câmara dos Deputados para ampliar o atual batalhão. Mas, futuramente, teremos um novo quartel com mais de 10 mil m² em um novo espaço”, acrescentou. A futura sede será em um terreno nas proximidades do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI). Mas ainda depende de projeto executivo e licitação da obra.

A comitiva, incluindo o presidente da Novacap, Fernando Leite, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, entre outras autoridades, conheceu as instalações após a cerimônia. Segundo Leite, a missão dada pela gestora em exercício foi colocada como prioridade pela companhia. “Fomos convocadas pela governadora em exercício e imediatamente foi feito projeto, usamos uma técnica construtiva com materiais de fácil aquisição e de baixo custo. E atendendo uma demanda de 100% do que foi pedido pela PM”, explicou. “Para o que existia antes, foi uma evolução enorme, sem dúvida”, disse.

O 6º BPM também dobrou seu efetivo para aprimorar os serviços. Anteriormente, contava com 238 policiais. Agora, recebeu mais 277 militares que acabaram de concluir o último curso de formação de Praças da Polícia Militar. “Compreendemos a indignação que tomou conta de toda a sociedade brasileira após os episódios do dia 8 de janeiro. Mas estamos muito preparados para garantir a segurança da Esplanada”, afirmou Sandro Avelar. “Algo como o acontecido em 8 de janeiro jamais se repetirá no DF”, salientou.

De acordo com a tenente-coronel Kelly Cezário, comandante do 6º BPM, o novo batalhão dará muito mais condições de trabalho e espaço para as atividades policiais. “Com mais efetivo, com espaço amplo para nossas viaturas, teremos um grupamento de pronto-emprego mais robusto para poder fazer frente aos desafios que a gente encontra frente às manifestações e na segurança desta área central”, pontuou.

Autoridades como os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, da Câmara Legislativa, Wellington Luiz, e o secretário executivo do Ministério da Justiça e responsável pela intervenção na segurança do DF, Ricardo Cappelli, também estiveram presentes.