
Lago Norte recebe ação de acolhimento da pessoa em situação de rua nesta quarta (24)
Abordagem está prevista para passar por três pontos da região administrativa
Como parte das ações da Semana de Combate à Corrupção da CGDF (5 a 9 de dezembro), a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), órgão central da transparência no Distrito Federal, divulgou nesta segunda-feira (5) o Novo ITA: Índice de Transparência Ativa e Passiva do DF. O Novo ITA surgiu da necessidade de inovar e aperfeiçoar …
Continue reading “Índice de Transparência na Semana de Combate à Corrupção ganha nova versão”
Como parte das ações da Semana de Combate à Corrupção da CGDF (5 a 9 de dezembro), a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), órgão central da transparência no Distrito Federal, divulgou nesta segunda-feira (5) o Novo ITA: Índice de Transparência Ativa e Passiva do DF. O Novo ITA surgiu da necessidade de inovar e aperfeiçoar a transparência pública no DF e também em virtude do marco inédito atingido em 2021, que foi a conquista de 100% em transparência ativa em todos os 96 órgãos e entidades do GDF.
Atualmente, o ITA avalia a transparência ativa, que são as informações publicadas pelos órgãos do GDF em seus sites, segundo a Lei de Acesso à Informação (LAI). Na transparência passiva, as informações dependem de solicitação do cidadão, por meio de pedido de acesso à informação. Neste caso, o órgão ou entidade deve oferecer resposta ao pedido do cidadão no prazo de 20 (vinte) dias, podendo ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa.
O controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima, destaca que a CGDF é responsável por monitorar e fomentar a transparência no DF e esse trabalho é desenvolvido e aperfeiçoado constantemente: “A transparência é uma das principais ferramentas contra a corrupção, por isso trabalhamos para que o governo seja transparente e firme no combate à corrupção. É a partir da transparência que a gente garante que o cidadão tenha informação e, assim, possa nos apontar possíveis erros. Esse trabalho já é realizado pela Controladoria-Geral do DF, mas é fundamental contar com o auxílio da população”.
Para auxiliar os órgãos e as entidades a atingirem o percentual máximo de transparência, a Controladoria-Geral do DF desenvolveu um novo Guia de Transparência, com requisitos da transparência ativa e demais atualizações que estarão vigentes a partir de 2023.
Abordagem está prevista para passar por três pontos da região administrativa
O Taguaparque foi palco, no último sábado (20), da terceira edição do Sesc + Sertanejo 2025, que reuniu cerca de 10 mil pessoas em um evento gratuito e solidário.
Consultas, exames laboratoriais e orientações a tutores de cães e gatos serão oferecidos pelos próximos três meses na região
Profissionais da limpeza urbana dão exemplo de solidariedade e ajudam a manter o estoque de sangue do Hemocentro