
Mutirão de limpeza e manutenção nos parquinhos público no Plano Piloto
Com serviços de roçagem, retirada de lixo, galhos, folhas e varrição, crianças ganham ambiente mais seguro e higiênico
Policiais cumpriam decisão de desembargadora do TRF1
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Policiais militares e um grupo de indígenas entraram em confronto, hoje (15), durante uma operação de desocupação de área pública no Setor Noroeste, área nobre do Plano Piloto, em Brasília. Segundo a Polícia Militar, não há, até o início da tarde desta terça-feira, registro de feridos no local.
A desocupação foi determinada pela desembargadora Kátia Balbino, da 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Na decisão, ela autorizou a Terracap, empresa pública voltada à gestão de terras no Distrito Federal, no sentido de que tomasse “providências para coibir novas ocupações irregulares na região e dar continuidade nas obras de infraestrutura do setor”.
A área onde as obras de infraestrutura estão sendo implementadas fica perto de um local onde vive uma comunidade indígena da aldeia Areme Eia, localizada na quadra 308 do Noroeste.
Em nota, a Terracap informou que, segundo laudo de vistoria feito em março, “o imóvel, situado na quadra 707 do Noroeste, encontra-se desocupado, sem presença de moradores ou comunidades indígenas”, e que a decisão judicial foi baseada em imagens aéreas que confirmaram a ausência de ocupações habitacionais no local.
Na decisão, a magistrada determinou a “proibição de novos ingressos de ocupantes indígenas na área [da quadra 707], além de garantir que se prossigam nas obras de infraestrutura locais”.
A Terracap, então, acionou a Polícia Militar para garantir que a área pública se mantivesse desocupada. Ao chegar no local, a PM iniciou uma negociação com indígenas que estavam nas proximidades de um barraco não residencial que deveria ser demolido.
Foi estabelecido um prazo para o cumprimento voluntário, porém, não houve êxito no diálogo. Os manifestantes passaram a lançar pedras contra os policiais, impedindo a aproximação das equipes.
Eles também estavam munidos de arco e flecha, mas não os utilizaram”, informou a PM que, diante da resistência, acionou o Batalhão de Choque e Cavalaria.
Ainda segundo a PM, as equipes cumpriram a dispersão “com técnicas e equipamentos de controle de distúrbios civis”, mas, na sequência, os manifestantes teriam continuado a arremessar pedras contra as forças de segurança.
Edição: Kleber Sampaio
Com serviços de roçagem, retirada de lixo, galhos, folhas e varrição, crianças ganham ambiente mais seguro e higiênico
Ação está na 5ª edição e ocorre nos dias 15 e 16 de abril, das 9h às 16h. São diversos cães e gatos à procura de um novo lar, com carinho de sobra para oferecer a quem passa pelo local
Desligamento de energia será feito das 9h às 18h, para modernização e manutenção dos sistemas; confira locais impactados
A 6ª Conferência da Rede Global de Museus da Água será realizada em novembro, uma semana antes da COP30