
Ataques dos EUA a instalações nucleares do Irã suscitam temor por radiação
Bombardeiros americanos miraram infraestrutura em Natanz, Isfahã e Fordow. Agência da ONU não identifica vazamento
Mesmo com alta menor, IPCA se mantém acima do dobro do teto da meta no acumulado dos últimos 12 meses, mostra IBGE Conta de luz 7,95% mais barata foi decisiva para desaceleração da inflação em maio –ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO – 22.6..2021 . O índice oficial de inflação no Brasil voltou a perder ritmo ao subir 0,47% em …
Continue reading “Inflação perde fôlego pelo 2º mês seguido e avança 0,47% em maio”
Mesmo com alta menor, IPCA se mantém acima do dobro do teto da meta no acumulado dos últimos 12 meses, mostra IBGE
O índice oficial de inflação no Brasil voltou a perder ritmo ao subir 0,47% em maio, na comparação com abril (+1,06%), de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com a segunda desaceleração consecutiva, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) agora apresenta alta de 4,78% neste ano e de 11,73% no acumulado dos últimos 12 meses, valor menor do que o apurado em abril (12,13%) e que corresponde à primeira queda na base de comparação em um ano.
Uma das contribuições para a desaceleração do indicador foi apresentada pela queda dos itens que fazem parte do grupo de habitação (-1,7%), com destaque para as contas de luz (-7,95%), que deixaram de ter a cobrança adicional de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos a partir do dia 16 de abril, com a adoção da bandeira tarifária verde.
A alta dos combustíveis (+1%) também foi menor do que a apurada no mês anterior, após o salto expressivo registrado no em abril (+3,2%). A variação em ritmo menor ocorreu devido especialmente à gasolina, que ficou 0,92% mais cara, ante salto de 2,48% apurado no mês anterior. Já o etanol, ficou 0,43% mais barato.
“Apesar da desaceleração dos combustíveis em geral, o óleo diesel teve uma alta de mais de 3%. Só que o produto tem um peso pequeno no IPCA, impactando mais transportes pesados como caminhões e ônibus”, destaca Pedro Kislanov, gerente responsável pela pesquisa.
Também ajudou para a alta menor do indicador os preços dos produtos que fazem parte do grupo de alimentos e bebidas, que subiram 0,48%, ante variação de 2,06% em abril. Para Kislanov, produtos que vinham subindo bastante tiveram quedas expressivas em maio.
Entre as quedas mais expressivas aparecem o tomate (-23,72%), da cenoura (-24,07%) e da batata-inglesa (-3,94%). Para Kislanov, existe um componente sazonal porque, normalmente, o início do ano é marcado por preços mais altos dos alimentos devido a questões climáticas.
Na contramão da desaceleração, as maiores variações do mês partiram dos grupos de vestuário (+2,11%) e transportes (+1,34%) e saúde e cuidados pessoais (1,01%). Entre os segmentos, aparecem entre os destaques as variações significativas dos preços das passagens aéreas (+18,33%) e dos produtos farmacêuticos (+2,51%).
Com a manutenção da inflação na casa dos dois dígitos, o BC (Banco Central) admite que o índice encerrará 2022 acima do teto da meta pelo segundo ano seguido. O alvo do CVM (Conselho Monetário Nacional) para o IPCA é 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto (de 2% a 5%).
O novo furo do teto da meta também é previsto pelo Ministério da Economia, que revisou de 6,5% para 7,9% a expectativa de inflação para este ano. Para o mercado financeiro, o indicador oficial deve fechar o ano em 8,89%.
Bombardeiros americanos miraram infraestrutura em Natanz, Isfahã e Fordow. Agência da ONU não identifica vazamento
Operação dos EUA mirou infraestruturas do programa nuclear iraniano em Natanz, Isfahã e Fordow
Operação dos EUA mirou infraestruturas em Natanz, Isfahã e Fordow, anunciou Trump
Pontífice citou 'notícias alarmantes' no Oriente Médio e apelou que crise humanitária em Gaza não seja esquecida