Brasília Agora


DESTAQUE

Inglaterra x Senegal: veja onde assistir, escalações e horário

4 de dezembro, 2022

Partida começa às 16h (de Brasília) direto do estádio Al Bayt, e o técnico inglês tem todos os jogadores à disposição. Do lado senegalês, Gana […]

Inglaterra x Senegal: veja onde assistir, escalações e horário
Foto: Reprodução/Youtube

Partida começa às 16h (de Brasília) direto do estádio Al Bayt, e o técnico inglês tem todos os jogadores à disposição. Do lado senegalês, Gana Gueye, suspenso, não poderá jogar as oitavas

Enquanto a Inglaterra sonha em voltar a ser campeã do mundo como fez uma única vez na história, em 1966, Senegal pode igualar neste domingo sua melhor campanha, depois de ter chegado às quartas de final na Copa do Mundo de 2002. As duas seleções, que pela primeira vez se enfrentarão em competições profissionais, medem forças a partir de 16h (de Brasília) no estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor, no Catar, pelas oitavas de final.

O vencedor vai enfrentar nas quartas de final quem sair vitorioso do confronto entre França e Polônia, que jogam antes, às 12h (de Brasília) deste domingo.

Com longo histórico na Copa do Mundo, a Inglaterra chega naturalmente como favorita ao confronto. Pelo Grupo B na primeira fase, o time do técnico Gareth Southgate goleou Irã (6 a 2) e País de Gales (3 a 0) e empatou sem gol com os Estados Unidos. Já no Grupo A, Senegal estreou com derrota para a Holanda (2 a 0), mas depois embalou ao bater Catar (3 a 1) e Equador (2 a 1).

O técnico inglês, ao falar do jogo, não viu favoritismo de sua equipe em função da ausência de Sadio Mané, craque do Bayern de Munique que ficou fora da Copa por conta de lesão:

– Acho que Sadio é um jogador incrível e todos os times gostariam de tê-lo, mas eles se tornaram fortes na sua ausência e mostraram grande espírito após perdê-lo. Estamos muito impressionados com eles. São campeões africanos, uma nação muito orgulhosa, são grandes competidores com muita fé e excelentes jogadores individuais que causam e trazem problemas. Alou Cissé fez um bom trabalho. Eles tiveram muito azar ao não se classificarem para as oitavas de final na (Copa de 2018 na) Rússia e fizeram isso merecidamente desta vez, então sabemos que tarefa temos pela frente.

Técnico da seleção da Inglaterra Gareth Southgate foi só elogios ao time de Senegal na véspera do jogo — Foto: Paul ELLIS / AFP

Técnico da seleção da Inglaterra Gareth Southgate foi só elogios ao time de Senegal na véspera do jogo — Foto: Paul ELLIS / AFP

Esta será a oitava participação da Inglaterra em jogos de oitavas de final da Copa do Mundo, tendo ido adiante em cinco oportunidades. Os ingleses, que disputam sua 16ª Copa, avançaram em 1986 (contra Paraguai), 1990 (Bélgica), 2002 (Dinamarca), 2006 (Equador) e 2018 (Colômbia). As eliminações nesta fase vieram em 1998 (Argentina) e 2010 (Alemanha).

Senegal, que está apenas na sua terceira participação em Copas do Mundo, disputou as oitavas do torneio em apenas uma oportunidade e avançou. Na Copa de 2002, os senegaleses eliminaram a Suécia. O goleiro reserva Alferd Gomis, jogador do Rennes, da França, esteve na coletiva na véspera do jogo neste sábado, e falou da expectativa para o confronto:

– Amanhã vai ser um jogo muito importante! Estamos nos preparando muito bem, nós pretendemos treinar o máximo possível. Como sempre fizemos até aqui, sabemos da importância do jogo de amanhã, mas ainda assim, estou confiante que nos lembraremos depois porque estamos cheios de confiança. Sabemos que o adversário está bem, que é muito forte, muito difícil, mas em qualquer caso faremos tudo para responder.

Alfred Gomis, goleiro reserva de Senegal, foi quem compareceu na coletiva na véspera do jogo — Foto: Jack Guez / AFP

Alfred Gomis, goleiro reserva de Senegal, foi quem compareceu na coletiva na véspera do jogo — Foto: Jack Guez / AFP

Transmissão

Globo: Gustavo Vilani narra, com comentários de Richarlyson e Ricardinho, além de PC Oliveira na “Central do Apito”.

Sportv: o pré-jogo começa 1 hora antes, a narração é de Everaldo Marques, com comentários de Maurício Noriega e Fábio Júnior, além de Janette Arcanjo na “Central do Apito”. Assinante sportv também acompanha tudo que acontece após a partida, além de ter acesso às transmissões em 4k, programas especiais, VOD e reprise dos jogos e multiângulo (globoplay).

Hora da Copa: com narração de Tiago Leifert, a transmissão começa às 15h com o pré-jogo. A transmissão ao vivo no Globoplay, no ge e no Sportv 2 tem também a participação de Fernanda Colombo, Lisca e Thomaz Freitas.

Escalações prováveis

Inglaterra – Técnico: Gareth Southgate

O técnico Gareth Southgate terá todos os 25 jogadores à disposição para a partida decisiva contra Senegal – o zagueiro Ben White voltou para casa na última quarta-feira por conta de problemas pessoais. Todos treinaram normalmente no estádio Al Wakrah SC neste sábado. Algumas dúvidas na cabeça de Southgate só devem ser confirmadas pouco antes do jogo.

No ataque, Marcus Rashford e Phil Foden, que lideraram a Inglaterra na vitória contra País de Gales no último jogo, podem ter tomado a vaga de titular de vez. A dupla do Manchester disputa vaga com Sterling e Saka, respectivamente, jogadores que brilharam na estreia contra o Irã. Na lateral direita, com Kyle Walker e Kieran Trippier também disputam a vaga. Southgate também avaliará se traz o volante Mason Mount de volta após seu descanso contra Gales, quando Jordan Henderson atuou em seu lugar.

Provável escalação: Pickford; Walker (Trippier), Stones, Maguire e Shaw; Rice, Mount (Henderson) e Bellingham; Phil Foden (Saka), Harry Kane e Rashford (Sterling)

Quem está fora: Ninguém.

Pendurados: Ninguém.

Senegal – Técnico: Aliou Cissé

Na última coletiva de imprensa antes do jogo, Aliou Cissé, técnico de Senegal, com febre, não deu entrevistas. O auxiliar dele, Regis Boagert foi quem respondeu as perguntas dos jornalistas, mas garantiu que o treinador estará à beira do campo para comandar a seleção nas oitavas de final. Em campo, uma ausência é certa: Gana Gueye, suspenso, não poderá jogar. Na coletiva do auxiliar técnico nesse sábado, Regis afirmou que Kouyaté segue em recuperação de lesão na perna direita e é dúvida. Caso avance no confronto diante dos ingleses, os africanos vão igualar a melhor campanha em mundiais, quando foram às quartas de final em 2002.

Provável escalação: Edouard Mendy, Sabaly, Koulibaly, Diallo e Jakobs; Ciss e Pape Gueye e Nampalys Mendy (Kouyaté); Ndiaye (Diatta) e Ismaila Sarr; Dia

Quem está fora: Gana Gueye (suspenso) e Kouyaté (se recuperando de lesão na perna direita, é dúvida).

Pendurados: Boulaye Dia, Ismail Jakobs, Nampalys Mendy e Pathe Ciss.

Arbitragem

Árbitro: Ivan Arcides Barton Cisneros (El Salvador)

Assistente 1: David Jonathan Morán Santos (El Salvador)

Assistente 2: Katie Nesbitt (Estados Unidos)

Quarto árbitro: Said Martinez (Honduras)

 

Fonte: Por Redação do ge — Al Khor, Catar