
Número de furtos em dutos da Transpetro volta a crescer após seis anos de queda
Maior número de ocorrências foi registrado em São Paulo

Há possibilidade de enchentes e ventos de até 100 km/h

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Chuvas intensas voltam a gerar alertas em diversas regiões do país para esta sexta-feira (16). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém cinco alertas para hoje, indicando chuvas de risco moderado e elevado. As regiões críticas estão na Amazônia, nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia, com alerta válido para esta sexta. O mesmo vale para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Na região norte são esperadas chuvas entre 30 a 60 milímetros por hora, com acumulados entre 50 e 100 mm/dia. Também há possibilidade de ventos intensos, entre 60 e 100 km/h, condições que levam ao risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Há também destaque para o risco de raios. A região tem influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com previsão de acumulados acima dos 150mm entre 12 e 19/01 no oeste do Amapá, oeste do Amazonas e sul do Pará.
A região também tem alerta – emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) – indicando condição moderada para “a possibilidade de inundação gradual de áreas ribeirinhas devido ao extravasamento de rios e igarapés nas regiões geográficas intermediárias de Rio Branco, Cruzeiro do Sul (AC) e Tefé (AM), devido à propagação das ondas de cheia e rios secundários”.
No Sul, todo o estado do Rio Grande do Sul e as regiões sul e oeste de Santa Catarina têm alerta severo para hoje com ocorrência de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, além de possibilidade de ventos intensos, entre 60 e 100 km/h e queda de granizo.
A Defesa Civil gaúcha mantém todo o estado sob alerta para tempestades desde ontem à noite, com destaque para risco de destelhamento em áreas do interior do estado, sobretudo, na região nordeste do estado.
No Sudeste, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro têm alerta para condições moderadas de enxurradas, extravasamento de córregos e alagamentos, além de movimento de massa (desabamentos e escorregamentos) nas regiões de Pouso Alegre (MG), São Paulo, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos (SP) e Rio de Janeiro, segundo o Cemaden.

Maior número de ocorrências foi registrado em São Paulo

Tempo médio para concessão de benefício caiu de 64 para 35 dias

Em sua maioria, os pedidos foram feitos pelos próprios detentos, envolvidos em crimes de grande repercussão nacional

Autoridades cumprem mandados em São Paulo e mais quatro estados
