
Nível do Guaíba ultrapassa cota de inundação em Porto Alegre
Segundo Defesa Civil, volume deve subir nas próximas 24 horas
RS pode ter temperaturas 5ºC abaixo da média até sexta-feira
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de onda de frio em praticamente todo o estado do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina até as 10h desta sexta-feira (27).
O alerta laranja indica perigo. A previsão é de queda nas temperaturas destas localidades maior do que 5 graus Celsius (ºC), com risco à saúde. O alerta foi emitido na segunda-feira (23) e abrange 578 municípios dos dois estados.
Um alerta de nível amarelo, que indica queda de temperaturas de 3ºC a 5ºC, com risco leve à saúde. O alerta vale até as 15h desta quarta-feira (25) e engloba áreas das regiões norte, Centro-Oeste e Sudeste.
Outro alerta, de nível laranja, é relativo ao acumulado de chuvas que indica risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios nos três estados da região Sul.
Os 236 municípios que podem ser afetados são das seguintes áreas: noroeste do Rio Grande do Sul; oeste de Santa Catarina; além do Sudoeste, Sudeste, Oeste e centro-sul paranaense.
As chuvas nessas localidades podem chegar a 60 milímetros (mm) por hora, de acordo com o alerta.
O alerta terá início às 22h de hoje e tem vale até as 23h59 de amanhã.
O Inmet recomenda às pessoas que vivem nas áreas abrangidas pelos três alertas:
· Que evitem enfrentar o mau tempo;
· Que observem possíveis alterações em encostas;
· Que desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível;
· Que, em caso de inundação, os pertences sejam protegidos em sacos plásticos.
Para mais informações, os cidadãos devem procurar a Defesa Civil do município (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193).
Edição: Nádia Franco
Segundo Defesa Civil, volume deve subir nas próximas 24 horas
Para instituição, prática revela falta de idoneidade moral
Mais da metade das áreas queimadas foram na Amazônia, diz Mapbiomas
Nesta manhã, autoridades indonésias retomaram tentativa de resgatar turista; veja reação de veículos estrangeiros