
Vídeos falsos e IA substituem fake news tradicionais como maior risco à democracia
Guia do CGI.br aponta novos riscos digitais para as eleições
Poderá haver queda de granizo, de acordo com o Inmet

Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para tempestades que poderão atingir todo o estado do Rio Grande do Sul no início da semana, especialmente nesta segunda-feira (27).

O alerta amarelo é o primeiro grau entre os três avisos emitidos pelo instituto: amarelo, para perigo potencial; laranja, para perigo; e vermelho, para grande perigo.
Segundo o instituto, o estado poderá ser atingido por chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Em relação à possibilidade de inundações, o estado do Rio Grande do Sul permanece, até quarta-feira (29), em alerta laranja. Duas regiões receberam alerta vermelho. O perímetro abrange as áreas de Uruguaiana, Alegrete, São Gabriel, Rio Pardo e Canoas.
Há risco de cheias também na região do baixo rio Uruguai (de São Borja a Uruguaiana), rio Jacuí (a partir de Dona Francisca até o Delta) e Sinos (São Leopoldo), assim como o rio Ibirapuitã, em Alegrete, rio Santa Maria, em Dom Pedrito e Rosário do Sul, rio Ibicuí em Manoel Viana, e rio Quaraí, em Quaraí.
A Defesa Civil do RS detém cinco níveis de avisos: verde (normal), amarelo (atenção), laranja (alerta), vermelho (inundação) e roxo (inundação extrema).

Guia do CGI.br aponta novos riscos digitais para as eleições

Defesa Civil alerta para risco de inundação do Rio Caí em Montenegro

Defesa Civil confirma segunda morte no estado

Aeronave desapareceu após decolar de Porto Belo com destino a São Joaquim