EDUCAÇÃO

Inscrições abertas para o programa DF Alfabetizado 2025

22 de julho, 2025 | Por: Agência Brasília

Selecionados vão atuar como alfabetizadores ou intérpretes de Libras; voluntários selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 1.600

Selecionados vão atender turmas adultas de alfabetização | Fotos: Mary Mara Leal/SEEDF

Estão abertas até 3 de agosto as inscrições para o processo seletivo de novas turmas do Programa DF Alfabetizado – saldo remanescente (edição 2025). Os interessados devem inscrever-se por meio de formulário eletrônico e enviar todos os documentos exigidos no edital em formato PDF para o e-mail [email protected].

O programa é destinado a jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos da classe trabalhadora com o objetivo de promover o acesso à alfabetização em todo o Distrito Federal. Os voluntários selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 1.600. As atividades ocorrerão nos turnos matutino, vespertino ou noturno, conforme a demanda da comunidade atendida.

O vínculo dos alfabetizadores e coordenadores voluntários que atuam desde o primeiro semestre será prorrogado até dezembro de 2025. A assinatura do Termo Aditivo está prevista para o dia 1º de agosto, e será destinada aos voluntários que obtiverem, no mínimo, 70% de aproveitamento na avaliação. 

São os requisitos para a participação: ser brasileiro ou estrangeiro com situação migratória regular; ter 18 anos completos até a data da publicação do edital; possuir diploma ou declaração de conclusão de curso de licenciatura, preferencialmente em pedagogia; estar em dia com a Justiça Eleitoral; homens devem apresentar o Certificado de Reservista; e comprometer-se com a busca ativa e a captação de alfabetizandos para a formação das turmas.

  • Novos voluntários serão selecionados, e os alfabetizadores e coordenadores já atuantes terão o contrato estendido até o final do ano

A carga horária mínima exigida é de 15 horas semanais, totalizando pelo menos 240 horas de atividades ao longo do programa. As aulas deverão ser realizadas em espaços públicos autorizados, contendo apenas uma turma por turno e local.  Professores da rede pública podem participar, havendo compatibilidade de horários. 

Cronograma

⇒ Período de busca ativa e inscrições: 21 de julho a 3 de agosto;
⇒ Análise e validação das turmas: 28 de julho a 6 de agosto;
⇒ Análise documental: 4 a 8 de agosto;
⇒ Divulgação do resultado preliminar: 11 de agosto;
⇒ Interposição de recursos: 12 de agosto;
⇒ Resultado final e assinatura do Termo de Compromisso: 13 e 14 de agosto.

*Com informações da Secretaria de Educação

Artigos Relacionados