Pontes prejudicadas pelas chuvas na Fercal são reconstruídas pelo GDF
22 de janeiro, 2025Duas pontes já foram liberadas para a população e outra está com os serviços em andamento
As aulas do Projeto Caliandra, uma parceria entre a Secretaria da Mulher e a Associação Transforma Vidas
Neste sábado (25), iniciam as aulas do Projeto Mulheres Caliandras, uma iniciativa que promete transformar a vida de mulheres rurais no Distrito Federal. Em parceria entre a Secretaria da Mulher do DF (SMDF) e a Associação Transforma Vidas, Ações Sociais e Humanitárias, a iniciativa visa capacitar 440 mulheres das regiões de Samambaia, Brazlândia e Gama. As aulas seguirão até 27 de setembro. Além da busca ativa, feita pela equipe do instituto, as interessadas também podem se inscrever gratuitamente por meio deste link.
Com duração de nove meses, o curso abordará temas fundamentais para a valorização das mulheres no campo, como preconceito e discriminação nas atividades rurais, a capacidade feminina nas relações interpessoais, violência contra as mulheres no campo, o papel da mulher no campo e na cidade, além de tópicos como empregabilidade, empreendedorismo e técnicas sustentáveis de gastronomia.
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, ressaltou que a proposta tem como objetivo promover a igualdade de gênero, o empoderamento feminino e a inclusão social. “O Mulheres Caliandras é mais do que um programa de capacitação, é uma oportunidade de empoderamento e transformação para mulheres que vivem em situações de vulnerabilidade social. Nosso objetivo é oferecer as ferramentas necessárias para que essas mulheres possam se tornar protagonistas da própria história”, destacou.
Além de capacitar, o Mulheres Caliandras garantirá alimentação e transporte para as participantes durante todo o curso, possibilitando maior acesso e inclusão. A importância da iniciativa é ainda mais evidente diante dos dados da Fundação Getúlio Vargas, que apontam um crescimento da presença feminina no agronegócio brasileiro. Atualmente, as mulheres ocupam 34% dos cargos gerenciais nesse setor, o que representa mais de 1 milhão de mulheres comandando mais de 30 milhões de hectares no país. Para que esse protagonismo continue a crescer, é fundamental investir na qualificação e no enfrentamento das barreiras que ainda existem. (Com informações da SMDF).
Duas pontes já foram liberadas para a população e outra está com os serviços em andamento
Boletim do Comércio Exterior, divulgado pelo IPEDF, mostra que o Distrito Federal se destaca em nichos específicos
Alterações nas vias próximas à Arena BRB Mané Garrincha estão previstas das 15h às 22h
Centros de Atenção Psicossocial oferecem serviços com foco em cuidado em saúde mental