
GDF já investiu mais de R$ 23,1 milhões para apoiar atletas em competições
Programa custeia deslocamento dos esportistas para disputas no Brasil e no exterior; mais de 20 mil pessoas foram atendidas desde 2019 nas mais diversas modalidades
Escolas devem se cadastrar no site da Secretaria de Educação; no ano passado, mais de 20 mil estudantes participaram da competição, e a expectativa da pasta é aumentar o número em 10% neste ano
Jogos envolvem 22 modalidades esportivas | Foto: Felipe de Noronha/SEEDF
Terminam na sexta-feira (4) as inscrições para os Jogos Escolares de 2025. A competição é aberta a estudantes de escolas públicas e particulares do Distrito Federal com idade entre 11 e 17 anos — a depender da modalidade.
As inscrições devem ser feitas pelas próprias escolas, no site da Secretaria de Educação (SEEDF). Os alunos que desejam participar dos jogos devem procurar os professores de Educação Física de suas respectivas instituições.
“O esporte tem uma característica muito potente de socializar e integrar os estudantes de uma maneira que poucas atividades conseguem”, avalia a gerente de Desportos da SEEDF, Iara Neves. “Em uma competição, por mais que haja o caráter de disputa, é nesse momento que o estudante consegue se integrar com realidades diferentes da sua e, de uma certa maneira, mostrar, por meio daquela atividade, o seu talento.”
Os jogos são divididos em duas etapas. Na primeira, a regional, os confrontos ocorrem entre escolas de uma mesma coordenação regional de ensino (CRE). Depois, na distrital, enfrentam-se estudantes de todo o DF.
Das 22 modalidades, quatro são coletivas — basquete, futsal, handebol e vôlei — e 18, individuais — águas abertas, atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, wrestling e xadrez.
Não há limite de inscritos. No ano passado, os Jogos Escolares reuniram, na fase regional, 20.576 estudantes de 304 instituições. Para este ano, a SEEDF projeta um aumento de 10% no total de inscrições. Mais informações estão disponíveis no edital da competição.
Programa custeia deslocamento dos esportistas para disputas no Brasil e no exterior; mais de 20 mil pessoas foram atendidas desde 2019 nas mais diversas modalidades
Resultado atrapalha pretensões das duas equipes no Brasileiro
Apoio de 25 federações inviabiliza rivais para o pleito de 25 de maio
Partidas ocorrem às 16h45 e às 20h45