ECONOMIA

INSS: aposentados que sofreram descontos indevidos já podem conferir respostas das entidades nos Correios

16 de junho, 2025 | Por: Agência O Globo

Até agora, foram feitos 3,2 milhões de solicitações de devolução dos valores descontados

Prédio da Caixa Econômica Federal em Brasília — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Começa nesta segunda-feira (dia 16) o atendimento dos Correios para aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos em seus benefícios e já procuraram os canais de atendimento há mais de 15 dias para contestar os valores. A partir de hoje, eles poderão consultar presencialmente a resposta das entidades.

Até agora, segundo o INSS, 3,2 milhões de pessoas informaram não reconhecer o vínculo com a organização associativa, o que corresponde a 97% dos requerentes. Essas pessoas pediram devolução dos recursos. Desse total, 510 mil foram realizados atendimentos nos Correios (ou 15,5% do total).

Estimativa

O INSS tinha uma estimativa de que cerca de quatro milhões de pessoas foram vítimas de descontos ilegais. No total, 43 entidades foram contestadas.

O governo concentrou os atendimentos no Meu INSS e na central telefônica135 inicialmente. Depois, esse serviço também passou a ser oferecido em agências dos Correios.

O INSS informou, porém, que quem contestou o desconto irregular pelo 135 precisa fazer a consulta para saber o resultado pelo aplicativo ou em uma unidade dos Correios. É que, por telefone, não será possível visualizar a documentação apresentada pela entidade associativa.

O que é possível fazer nos Correios?

  • Consultar se houve algum desconto em seu benefício
  • Contestar descontos não autorizados
  • Confirmar se algum desconto foi autorizado
  • Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis)
  • Analisar documentos enviados por associações
  • Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS
  • Como funciona o ressarcimento

Os aposentados e os pensionistas do INSS que sofreram descontos em seus benefícios foram informados por aplicativo ou nas agências dos Correios qual associação realizou.

Com esses dados em mãos, o segurado poderá confirmar ou contestar o vínculo. Caso não tenha autorizado, será solicitada a devolução dos valores. Isso pode ser feito hoje apenas por meios digitais, mas, a partir de segunda, também poderá ser solicitado nos Correios.

As associações que forem contestadas terão 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a filiação, a autorização para desconto e a identidade do segurado.

Caso não tenha autorizado, poderá solicitar a devolução dos valores diretamente pelo aplicativo e pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135.

Não será preciso enviar documentos ou novos dados, apenas registrar que não reconhece o desconto apontado.


BS20250616102338.1 – https://extra.globo.com/economia/noticia/2025/06/inss-aposentados-que-sofreram-descontos-indevidos-ja-podem-conferir-respostas-das-entidades-sobre-pedidos-de-reembolso-nos-correios.ghtml

Artigos Relacionados