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INSS avisa 9 milhões de beneficiários que tiveram desconto associativo. Tire principais dúvidas

13 de maio, 2025 | Por: Agência O Globo

A partir de quarta-feira, beneficiários vão poder contestar cobranças não autorizadas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem 40,6 milhões de beneficiários. E um recente escândalo sobre fraudes em descontos associativos feitos sem autorização em contracheques deixou aposentados e pensionistas se perguntando se, em algum momento, foram prejudicados. Na última quinta-feira (dia 8), o órgão informou a 27 milhões de pessoas, por meio do aplicativo Meu INSS, que eles nunca tiveram débitos em folha por vínculos associativos. Mas nove milhões recebem, nesta terça-feira (dia 13), o aviso de que sim, houve descontos associativos em suas folhas nos últimos anos. Outros 4,6 milhões recebem benefícios assistenciais que não sofrem descontos.

Os descontos podem ter sido feitos com autorização ou serem fruto de fraude no sistema. Por isso, a partir desta quarta-feira, o INSS vai disponibilizar aos seus segurados a possibilidade de informarem se reconhecem ou não os vínculos que lhe geraram débitos. Se indicar que não autorizou o desconto — e a entidade responsável não comprovar o contrário —, o segurado receberá o dinheiro de volta.

São informados descontos feitos em que período?

Os aposentados e os pensionistas estão sendo informados de mensalidades associativas entre março de 2020 e março de 2025.

Onde é possível ver se houve descontos?

O meio mais prático é por meio do Meu INSS. O órgão está notificando, nesta terça-feira, todos os segurados que tiveram descontos associativos nos últimos cinco anos, tendo sido autorizados ou não. Essa checagem será feita a partir do apontamento de fraude pelo próprio aposentado ou pensionista.

Quem não conseguir acessar o Meu INSS, poderá recorrer à central telefônica 135. O INSS alerta, no entanto, que sites, e-mails, ligações ou SMS fora desses canais são golpes e o segurado não deve acreditar em procedimentos alternativos para reaver descontos indevidos.

Todos os descontos indevidos serão ressarcidos?

Sim. A partir desta quarta-feira, os segurados poderão informar se não reconhecerem algum desconto feito em suas folhas. A entidade responsável terá 15 dias para comprovar que houve autorização expressa para este vínculo ou pagar uma GRU gerada pelo INSS.

As associações que não realizarem os pagamentos serão encaminhadas para a Advocacia-Geral da União (AGU) para que as medidas necessárias sejam tomadas. Para garantir a devolução desses valores, o governo federal anunciou que 12 associações tiveram bens e contas correntes e de investimentos bloqueados.

— Se você não tiver acesso ao aplicativo, você pode utilizar o seu telefone para ligar no 135. O contato é direto com você, não precisa de intermediário. Ninguém fala em nome do INSS, ninguém fala pelo INSS com você — destacou o presidente do INSS em entrevista ao programa “A Voz do Brasil”, na última sexta-feira.

A vítima pode pedir a devolução por telefone?

O INSS também atende os beneficiários por meio da central telefônica 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Segundo o instituto, o atendimento está sendo mais rápido após as 16h ou aos sábados para um atendimento mais rápido.

Durante a ligação, o comando de voz vai solicitar que o beneficiário digite o número do CPF. Após a confirmação do dado pessoal, serão apresentadas várias opções de serviços. Para consultar sobre os descontos de mensalidades associativas, é necessário digitar o número 0 para ser direcionado a um atendente, que vai informar se houve cobranças na folha de pagamento de seu benefício.

E quando a entidade apresentar provas dos descontos?

No caso da associação comprovar a autorização do desconto, o beneficiário poderá, se desejar, apresentar contestação.

Haverá atendimento presencial?

Para vítimas de descontos que não têm acesso à internet ou telefone, o INSS estuda oferecer atendimento presencial por meio da estrutura dos Correios e da Caixa Econômica Federal, entre outras instituições de alta capilaridade no país.

Em nota enviada para o EXTRA, o INSS informou que está em andamento um estudo da viabilidade de atendimento presencial aos aposentados e pensionistas.

“Não só nos Correios como em outras instituições de alta capilaridade. Essa avaliação leva em conta as características dos nossos segurados”, respondeu o INSS.


BS20250513080148.1 – https://extra.globo.com/economia/noticia/2025/05/inss-avisa-9-milhoes-de-beneficiarios-que-tiveram-desconto-associativo-tire-principais-duvidas.ghtml

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