ECONOMIA

INSS começa a pagar hoje benefícios de fevereiro, mas haverá uma pausa no carnaval

24 de fevereiro, 2025 | Por: Agência O Globo

Parte dos aposentados e dos pensionistas vai receber somente a partir de 6 de março

O edifício sede do INSS, em Brasília — Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Começam nesta segunda-feira (dia 24) os pagamentos de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) — referentes ao mês de fevereiro — para quem ganha até um salário mínimo (R$ 1.518). Os primeiros a receber serão os que têm cartões de pagamento de final 1. Amanhã, será a vez dos que têm final 2, e assim por diante.

Vale lembrar, porém, que haverá um intervalo nos depósitos durante o período do carnaval — de 1º a 5 de março. Aqueles que ganham mais do que o piso nacional vão receber seus pagamentos somente a partir de 6 de março. O mesmo valerá para quem ganha o mínimo, mas tem o cartão do benefício com finais 6, 7, 8, 9 ou 0.

O INSS paga, mensalmente, mais de 40 milhões de benefícios — sendo que 28,2 milhões recebem até um salário mínimo e 12,3 milhões ganham acima do piso.

Os segurados podem conferir as datas de recebimento a partir do número final do cartão do benefício, desconsiderando o último dígito que fica após o traço. Normalmente, o calendário de pagamento ocorre ao longo de dez dias úteis seguidos. Mas como os bancos não funcionam durante o carnaval, as datas dos depósitos foram ajustadas.

Confira os calendários

Nesse mesmo período — 6 a 12 de março — acontecerão os depósitos daqueles que ganham o piso nacional com o número final de benefício 6, 7, 8, 9 e 0, desconsiderando o último dígito que fica após o traço.

Como consultar os valores

Para consultar o valor a receber, o segurado pode acessar o aplicativo ou o site Meu INSS. Quem não tem acesso à internet pode ligar para a central telefônica 135, Ao ligar, basta informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais. O atendimento é feito segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.


BS20250224121631.1 – https://extra.globo.com/economia/noticia/2025/02/inss-comeca-a-pagar-hoje-beneficios-de-fevereiro-mas-havera-uma-pausa-no-carnaval.ghtml

Artigos Relacionados