
GDF prorroga data para indicação de conta bancária do Nota Legal
Prazo para informar dados agora vai até sexta-feira (11); existem contribuintes não cadastrados com dinheiro a receber
Audiência com ministro do STF Alexandre de Moraes está marcada para a próxima semana
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a solução para o impasse envolvendo o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) não incluirá aumento da alíquota. Segundo ele, a conversa com o governo na noite desta terça-feira foi “colaborativa”, embora as negociações continuem até a audiência marcada para a próxima semana com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
— Tenho conversado com os líderes para a solução das contas. Sendo extremamente preciso, vamos buscar resolver essa situação sem aumento de alíquota. As saídas são muitas. Não há interesse do Legislativo em usurpar o poder do Executivo. O ministro (da Fazenda) tem que propor soluções. Isso deve ser conversado ao longo da semana com a equipe econômica — afirmou.
Motta se reuniu ontem com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e da Advocacia Geral da União, Jorge Messias, para tratar do tema.
Hugo Motta disse ainda que, além da MP que trata do ajuste fiscal, outros pontos para complementar a receita da União, e substituir um eventual aumento do IOF, estão em discussão.
— Temos uma MP que traz novas taxações (de ajuste fiscal). Outros pontos que não vieram na MP também podem ser tratados. Vamos fazer a discussão com muita responsabilidade, assim como a isenção do Imposto de Renda — disse.
O relator da medida provisória que apresenta iniciativas de de ajuste fiscal, para a compensação de perda de receita com a queda do IOF, Carlos Zaratini (PT-SP), disse que a MP não será desidratada e, portanto, trechos da proposta não devem ser acrescentados ao projeto de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, como havia sido cogitado por Arthur Lira (PP-AL) nesta terça-feira.
Zaratini disse que conversou com Hugo Motta e que o presidente ca Câmara lhe garantia a análise separada de ambas as matérias. Questionado, Motta disse que ainda não há uma definição sobre o assunto.
— Não há solução a cerca disso (de inclusão de medidas do IOF no IR) — afirmou.
BS20250709213946.1 – https://extra.globo.com/economia/noticia/2025/07/iof-presidente-da-camara-diz-que-aumento-de-taxa-e-descartado-para-solucionar-impasse-entre-governo-e-congresso.ghtml
Prazo para informar dados agora vai até sexta-feira (11); existem contribuintes não cadastrados com dinheiro a receber
Interessados devem cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana
Presidente americano afirma que pediu assessor de Comércio para apurar supostas ações do país contra atividades comerciais digitais de empresas americanas e "outras práticas comerciais desleais"
Projeto não cita impacto fiscal e a justificativa é que recursos seriam realocados dentro o orçamento já disponível