ECONOMIA

IPTU 2025 com desconto à vista ou parcelado? Qual a melhor opção?

21 de janeiro, 2025 | Por: Agência O Globo

Ferramenta compara quanto o contribuinte tem de abatimento e o que poderia ganhar aplicando o dinheiro

Foto:; Divulgação

guias de IPTU já podem ser emitidas em várias cidades do país. A prefeitura do Rio, por exemplo, já disponibilizou as guias no seu site a partir desta terça-feira. Quem tem casa própria sempre fica em dúvida: vale a pena pagar à vista? É melhor aproveitar o desconto ou parcelar o tributo? O Globo preparou uma calculadora que ajuda o contribuinte a tomar esta decisão. Confira abaixo. Se não estiver visualizando a calculadora, clique aqui:

Basta inserir o valor do IPTU, o desconto oferecido em sua cidade e em quantas parcelas é possível pagar para checar qual opção é mais vantajosa. Os cálculos, feitos pelo C6 Bank, consideram quanto o contribuinte poderia ganhar aplicando o dinheiro que gastaria no pagamento à vista do IPTU num rendimento de renda fixa.

Dependendo do tamanho do desconto à vista oferecido e, ainda, do número de prestações em que pode ser feito o parcelamento, pode ser mais vantajoso guardar o dinheiro e ir pagando aos poucos os tributos.

Com a alta dos juros no país – a taxa básica Selic fechou 2024 em 12,25% ano ano – as aplicações em renda fixa estão dando um retorno maior. Mesmo assim, na maioria das vezes, vale mais a pena pagar à vista.

O que levar em conta?

Para tomar essa decisão, antes de mais nada, é preciso saber se o contribuinte tem dinheiro disponível para arcar com essa despesa sem comprometer seu orçamento. É preciso lembrar que no início do ano há outros gastos sazonais, como o IPVA e, para algumas famílias, o material escolar dos filhos.

Por outro lado, é preciso levar em conta o comportamento do contribuinte. Pagar logo pode ser uma opção para evitar esquecimentos no futuro.

— A melhor coisa é se livrar do parcelamento, porque muitas vezes a pessoa não paga à vista, não se agendam os pagamentos e aí, se esquece de pagar, paga com multa. E se o seu orçamento já está muito comprometido, é mais uma prestação — afirma a planejadora financeira e professora de finanças da FGV Myrian Lund.

Ela continua:

— Deve se perguntar: será que pagar de uma vez, vai comprometer minha vida? Se não, se livra logo do imposto.

Para Larissa Frias, planejadora financeira do C6 Bank, saber se o valor vai encaixar no orçamento é fundamental para a escolha de pagar o tributo à vista ou em parcelas.

Tirar dinheiro de aplicações para quitar o pagamento do imposto com desconto é uma opção válida, desde que não se gaste muito das reservas pessoais de segurança.

— É preciso nunca ficar sem reserva de emergência, porque ela é muito importante, principalmente no primeiro trimestre, onde o orçamento é mais pesado. Mas, se não se programou, é melhor pagar a prestação e ter uma organização melhor do que chegar daqui a um mês depois de pagar à vista e ficar sem dinheiro — pontua Myrian.

Veja, abaixo, o calendário e mais detalhes do pagamento do IPTU nas maiores capitais do país:

Rio de Janeiro

Na cidade do Rio de Janeiro, os contribuintes terão até o dia 7 de fevereiro para quitar a cota única ou a primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A Secretaria Municipal de Fazenda concederá uma redução de 7% no valor para aqueles que optarem pelo pagamento à vista, mesmo percentual de 2024.

Por outro lado, quem optar pelo parcelamento em até dez vezes não terá direito ao desconto. O carnê do IPTU do Rio terá reajuste de 4,71%. A correção é pelo IPCA-15, medido pelo IBGE.

São Paulo

Na cidade de São Paulo, o contribuinte terá vários dias no mês de fevereiro para acertar o vencimento da primeira parcela ou o prazo para o pagamento à vista do IPTU. O desconto para os que optarem pela cota única será de 3%. O parcelamento do imposto pode ser feito em até dez prestações mensais, com R$ 50 como valor mínimo de cada parcela.

O prazo para pagamento pode ser:

  • no dia escolhido, para os contribuintes que fizeram opção via atualização cadastral;
  • no dia 9 ou no dia 14 de fevereiro, para os contribuintes que não fizeram opção de dia de vencimento;
  • ⁠no dia 20 de fevereiro, para os contribuintes que optaram pela notificação por Administradoras de Imóveis;

A consulta aos valores do IPTU e emissão de guia de pagamento poderá ser feita desde 15 de janeiro no site https://capital.sp.gov.br/iptu2025.

Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, a prefeitura vai conceder 5% de desconto para os moradores que pagarem o IPTU até o dia 31 de janeiro. O contribuinte que optar pelo pagamento do imposto até a data terá o abatimento sobre qualquer valor entre o mínimo e o máximo indicado na guia.

Além disso, o imposto pode ser quitado em até 11 parcelas mensais e consecutivas, que devem ser pagas até o dia 15 de cada mês.

O documento já foi enviado para as casas dos cidadãos durante a primeira quinzena de janeiro. O valor e a guia já estão disponíveis desde o dia primeiro no site do município. Na capital mineira, o tributo foi reajustado em 4,71%, percentual que corresponde ao IPCA-e, calculado pelo IBGE.

Porto Alegre

Na cidade de Porto Alegre, os contribuintes têm direito a um desconto de 5% se optarem pelo pagamento à vista do IPTU até o dia 7 de fevereiro.

A Secretaria Municipal da Fazenda também oferece reduções adicionais de 3% para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas, desde que o imóvel não tenha débitos inscritos em dívida ativa, além de até 3% para quem solicitou Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSE) ao longo de 2024.

Caso o morador não pague em cota única, ele terá automaticamente seu tributo dividido em até dez vezes sem juros.

Fortaleza

Em Fortaleza, os contribuintes que optarem pelo pagamento do IPTU em cota única terão três opções de desconto: 8%, 6% e 4%, com vencimento no quinto dia útil dos meses de fevereiro, março e abril, respectivamente. Os descontos são concedidos apenas aos que estão adimplentes com a prefeitura.

O morador também poderá parcelar o imposto em até 11 vezes, com parcelas mínimas de R$ 79,11. Para ter acesso ao boleto, o contribuinte deve acessar o site da Secretaria Municipal das Finanças. O IPTU desde ano não teve qualquer reajuste em relação ao ano passado, e segue apenas a correção do IPCA-e, no valor de 4,71%, como previsto em lei.

A prefeitura de Fortaleza dá descontos adicionais no pagamento em cota única para quem realizou o cadastro no Programa Nota Fortaleza até o dia 30 de novembro de 2024. Os descontos são de 1%, 1,5% e 2% a partir de uma pontuação que tem como base o valor das notas emitidas (entre 01/12/2023 a 30/12/2024) e o valor venal do imóvel. O desconto da primeira cota única mais o do IPTU pode chegar a até 10%.

* Henrique Barbi é estagiário, sob supervisão de Danielle Nogueira


BS20250121123446.1 – https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2025/01/21/iptu-2025-desconto-a-vista-ou-parcelado-calculadora-do-globo-mostra-a-melhor-opcao.ghtml

Artigos Relacionados