Jesuíta Barbosa ganhou pelos, lentes e perucas para ficar igual a Ney Matogrosso
7 de maio, 2025
| Por: Agência O Globo
Semelhança entre o ator e o cantor surpreende em ‘Homem com H’, em cartaz nos cinemas
Jesuíta Barbosa peludo, como Ney Matogrosso, em ‘Home m com H’, e ao natural — Foto: Marina Vancini/Divulgação e Reprodução de Instagram
Em cartaz nos cinemas brasileiros há uma semana, “Homem com H” tem chamado atenção do público, entre outros motivos, pela arrebatadora semelhança entre Jesuíta Barbosa e o cinebiografado Ney Matogrosso. Tanto fisicamente quanto no olhar e nos trejeitos, o ator dá um show em cena, tal qual o cantor, hipnotizando o espectador. Para tanto, o trabalho de caracterização e de figurino também foram fundamentais. Abaixo, o EXTRA lista cinco curiosidades sobre o longa-metragem, roteirizado e dirigido por Esmir Filho.
Ney Matogrosso presente!
Ney Matogrosso visitou o set e colaborou com a produção, mas não interferiu na produção do longa-metragem. Ele gravou para o filme a versão de “O mundo é um moinho” e dublou Jesuíta Barbosa na cena do coral de Brasília e na música “Réquiem para Matraga”, com Luli. Todas as outras músicas são fonogramas de Ney dublados por Jesuíta.
Jesuíta Barbosa e Ney Matogrosso em frente à cópia do quadro que o cantor tem em casa e que está no filme “Homem com H” — Foto: Marina Vancini/Divulgação
Rastro de cobra
O cinebiografado só pediu ao diretor, Esmir Filho, que tudo no filme fosse verdade. Portanto, todos os personagens e situações retratados no longa são verídicos. Até mesmo a presença de uma cobra em sua casa, em Sampaio Corrêa, distrito de Saquarema. O cantor já contou que tem adoração pelo réptil e encontra diversas espécies no quintal de seu sítio.
Corpo cabeludo
Dono de peito liso, rosto largo e olhos verdes, Jesuíta Barbosa ganhou corpo cabeludo, olhos castanhos e rosto alongado para se transformar em Ney Matogrosso. O caracterizador Martín Macías Trujillo teceu fio a fio cinco perucas para as cenas e colou um a um numa tela os pelos característicos de Ney posicionados no peito do ator. Para arrematar, uma prótese dentária dá a sensação de que os dentes de Jesuíta ficaram separados, como os do homenageado.
Jesuíta Barbosa como Ney Matogrosso em “Homem com H” — Foto: Marina Vancini/Divulgação
Jesuíta usa peças originais de Ney Matogrosso no filme
A figurinista Gabriela Marra conta que preparou 90 figurinos, em média, só para Jesuíta usar. Como o ator emagreceu 12 quilos, chegando à forma física idêntica à do cantor, ele pôde usar peças originais de Ney. A calça tie-dye que veste na apresentação do Secos & Molhados, por exemplo, foi estampada pelo cantor, com corante e cordas.
Obras de arte reais foram reproduzidas
O quadro que aparece na cabeceira da cama de Ney e Marco de Maria (Bruno Montaleone) é uma reprodução do mural que o artista plástico Keith Haring criou durante o show do cantor no Festival de Montreux, em 1983. “Esse quadro foi roubado, e Ney nunca mais o viu. Tomamos a liberdade poética de colocá-lo no quarto dele no filme, fazendo um resgate simbólico. Haring também foi um artista gay subversivo, que morreu de aids na época”, detalha o diretor. O quadro colorido que aparece na sala da casa também é uma cópia do que o cantor tem em sua residência.