Santos, Miami com Messi ou ficar no Al Hilal? O que esperar do próximo passo na carreira de Neymar?
7 de janeiro, 2025Nos últimos 18 meses em que esteve no futebol da Arábia Saudita, o atacante fez apenas sete partidas
Competição serve de preparação para o Australian Open, que começa nesta segunda (6)
João Fonseca voltou a dar provas de que 2025 será um ano especial. Dias após encerrar 2024 com a conquista do Next Gen ATP Finals, o tenista brasileiro derrotou o norte-americano Ethan Quinn por 2 sets a 0 (duplo 6/4), na madrugada deste sábado (4), para garantir o título do Challenger 125 de Camberra (Austrália).
A competição disputada em Camberra é um dos torneios preparatórios para o Australian Open, Grand Slam do qual João Fonseca participará do qualifying a partir desta segunda-feira (6). No dia 22 de dezembro de 2024, o tenista brasileiro de 18 anos de idade conquistou, em Jedá (Arábia Saudita), o título do Next Gen ATP Finals, competição que desde 2017 reúne os oito melhores tenistas de até 20 anos do circuito mundial. O atleta do Brasil alcançou o feito ao derrotar o norte-americano Learnen Tien por 3 sets a 1 (parciais de 2/4, 4/3, 4/0 e 4/2).
Sensação do tênis brasileiro, João Fonseca vai enfrentar o argentino Frederico Augustín Gómez na primeira rodada da fase qualificatória do Aberto da Austrália, conforme definido, neste domingo (5), pela organização do torneio, o primeiro Grand Slam do ano. O adversário do carioca de 18 anos é o cabeça de chave número 29 e 137º do ranking.
A partida está marcada para as 20h (de Brasília) desta segunda-feira (6). Em caso de vitória sobre Gómez, Fonseca encara o vencedor do duelo entre Coleman Wong, de Hong Kong, e o casaque Dimitry Popko. Para assegurar vaga na chave principal, há ainda uma terceira rodada, na qual os potenciais adversários são o argentino Thiago Agustín Tirante, o austríaco Jurij Rodionov, o francês Titouan Droguet e o britânico Jan Choinski.
É a primeira vez que João Fonseca tentará disputar profissionalmente o Aberto da Austrália, mas ele já conhece a competição. Em 2023, participou do torneio juvenil e foi vice-campeão de duplas, em parceria com o belga Alexander Blockx.
Na atualização do ranking da ATP desta segunda, dia de sua estreia no quali do Major australiano, o carioca, atual número 145 do mundo, deve subir para a 113ª posição. A escalada se dá em razão do título do Challenger de Camberra conquistado na madrugada de sábado. Nos últimos dias de 2024, ele venceu o Next Gen, torneio que reúne jovens promissores da modalidade.
O Brasil tem mais quatro representantes no quali do Aberto da Austrália, e três deles jogam já neste domingo. Gustavo Heide enfrenta o sérvio Laslo Djere, às 20h (de Brasília). Mais tarde, às 23h30, Thiago Monteiro encara o australiano Jason Kubler e Laura Pigossi duela com a espanhola Guimar Zuleta de Reales. Na segunda, além de Fonseca, joga Felipe Melingeni, em partida contra o francês Clemente Chidekh.
Nos últimos 18 meses em que esteve no futebol da Arábia Saudita, o atacante fez apenas sete partidas
Atacante de 16 anos marca quinto gol do Santos na goleada por 7 a 1 e celebrou com lance que marcou a carreira de seu pai
Competição serve de preparação para o Australian Open, que começa nesta segunda (6)
Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo devem utilizar início como período de testes para a base e atletas pouco utilizados