Em busca de 12º título da Copinha, Corinthians bate o Rio Branco
8 de janeiro, 2025Filhos do Terrão vencem com gols de Luiz Fernando, Denner e Dieguinho
Além do jovem de 18 anos, Thiago Monteiro e Laura Pigossi ainda tentam vagas nas chaves principais de simples
João Fonseca deu o primeiro passo para chegar ao seu primeiro Grand Slam. Nesta terça-feira, o brasileiro de 18 anos venceu o argentino Federico Agustin Gomez com direito a um pneu no segundo set (parciais de 6/4 e 6/0). Foi a estreia no qualifying do Australian Open. Além dele, mais dois brasileiros venceram na primeira rodada do quali: Thiago Monteiro e Laura Pigossi. Thiago Wild e Bia Haddad Maia estão garantidos diretamente nas chaves principais de Melbourne.
“Foi uma boa estreia. Comecei logo quebrando ele e fazendo um bom jogo no meu saque. Acho que não tive nenhum break point no meu saque. Foi muito positivo. No segundo set, consegui uma quebra no começo, e ele foi baixando o nível. Fui impondo um ritmo maior para não abrir portas. Foi um jogo muito positivo. Seguir com essa mentalidade para os próximos jogos. Vamos com tudo”, disse o tenista de 18 anos.
João Fonseca está em uma sequência de 11 vitórias e dois títulos consecutivos, no Next Gen ATP Finals e no Challenger de Camberra. Por conta dos resultados, João se aproximou do top 100 do ranking mundial. Na próxima fase do qualifying, João encara Coleman Wong, de Hong Kong. Para se assegurar de vez na disputa principal, João ainda tem que fazer um terceiro jogo.
Thiago Monteiro, por sua vez, é o mais experiente tenista brasileiro na Austrália, com 30 anos. O cearense, que ocupa a 109ª posição no ranking mundial e chega ao quali como cabeça de chave, venceu o australiano Jason Kubler por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (4) e 7/6 (4). No próxima quarta, Thiago volta à quadra para enfrentar o francês Valentin Royer.
“Foi um jogo bem positivo. A primeira vitória é sempre importante, a estreia é sempre complicada. O Kluber é um cara que joga muito em quadra dura, já esteve no top 60 do mundo. Teve algumas lesões no ano passado e está retomando, então já sabia que era um jogo perigoso, mas consegui impor muito bem, sacar firme, jogar muito bem também. Aproveitei boas chances. Caí um pouco de produção no momento que tive um break no segundo set, mas consegui voltar forte e me manter no jogo. Para a próxima rodada é levar essa confiança e ir evoluindo no dia a dia”, disse Monteiro.
Única mulher brasileira no quali, Laura Pigossi tenta emplacar bons resultados em torneios de simples. Atual 160ª no ranking da WTA, a brasileira venceu a espanhola Guiomar Maristany Zuleta, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1. Laura enfrenta a suíça Viktorija Golubic, na próxima quarta.
Ao todo, 128 homens e 128 mulheres começaram disputando o qualifying do Australian Open. Após três rodadas, entre os dias 6 e 9 de janeiro, 16 tenistas de cada naipe sairão com vagas para as chaves principais de simples do Grand Slam. Os outros confrontos dos brasileiros na 1ª rodada do quali Gustavo Heide abriu a participação brasileira e acabou sendo derrotado para Laslo Djere por 6/3 e 6/1. Felipe Meligeni perdeu para o francês Clement Chidekh ao abandonar a partida com dores em 6/4 e 1/6 e foi eliminado.
Filhos do Terrão vencem com gols de Luiz Fernando, Denner e Dieguinho
Ranking do CIES Football Observatory também conta com brasileiro Rodrygo no top-10
Jogador falou sobre o próprio amadurecimento e garantiu estar feliz na Arábia Saudita
Além do jovem de 18 anos, Thiago Monteiro e Laura Pigossi ainda tentam vagas nas chaves principais de simples