
Pavilhão do Parque da Cidade recebe o 20º Salão do Artesanato com entrada gratuita
Evento gratuito reúne mais de 300 artesãos de todo o país, com oficinas, apresentações musicais e destaque para a produção do Distrito Federal

Cheque especial e consignados reduzem percentuais cobrados, diz BC

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Os juros médios cobrados em maio pelas empresas de cartão de crédito rotativo estão mais altos no Brasil, enquanto os do cheque especial e do crédito consignado caíram. É o que informam as Estatísticas Monetárias e de Crédito, divulgadas nesta sexta-feira (27) pelo Banco Central (BC).

De acordo com o BC, em maio, os juros médios dos cartões de crédito rotativo chegaram a 449,9% ao ano, o que representa alta de 5,7 pontos percentuais (p.p.), na comparação com o mês anterior (444,2%).
A cobrança do rotativo é feita quando o valor total da fatura não é pago até a data de vencimento do cartão de crédito, levando o cliente a ter de parcelar o que é devido.
Já os juros médios cobrados pelo cheque especial ficaram em 134,7% ao ano. Em abril, a taxa estava 2,7 p.p. abaixo da observada em maio (137,4%).
Outra modalidade de crédito que tem sido muito usada pelos brasileiros é a do consignado. Segundo o BC, no mês de maio houve queda de 0,4 p.p. na modalidade, na comparação com o mês anterior, ficando em 26,5% (consignado total).
No caso do consignado cobrado em maio na folha de servidores públicos (mais barato em função das garantias dadas pela estabilidade no emprego), os juros cobrados ficaram em 24,8% ao ano. Para o consignado dos trabalhadores do setor privado, o percentual sobe para 55,6% ao ano.
Nos consignados adquiridos por beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o juro cobrado estava em 24,3%, também tendo como maio como mês de referência.
Edição: Nádia Franco

Evento gratuito reúne mais de 300 artesãos de todo o país, com oficinas, apresentações musicais e destaque para a produção do Distrito Federal

Atualmente, a licença tem duração de 5 dias. Projeto retorna ao Senado para nova votação

Com maior organização e integração das equipes, hospital realizou 502 cirurgias mensais pela primeira vez no período

Adesão ao projeto Vale Luz cresce e quase triplica arrecadação em apenas nove meses
