
Relatório do TCU identifica ‘deficiências’ em políticas públicas do governo federal
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Entrou em vigor, a Lei, que veda a comerciantes condicionar a venda de produto ou prestação de serviço ao fornecimento de dados pessoais ou sigilosos pelo consumidor no DF
Os estabelecimentos comerciais têm o prazo de 30 dias, a contar da data de publicação da nova legislação, para providenciar as medidas determinadas.
A norma estabelece que o consentimento do consumidor quanto ao fornecimento de dados pessoais deve atender a propósitos legítimos, específicos e explícitos previamente informados pelo comerciante. Segundo o texto, é facultado ao cliente, a qualquer tempo, a solicitação de retirada de dados pessoais fornecidos para cadastros, arquivos e bancos de dados de fornecedores. O descumprimento da nova legislação está sujeita às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.
De acordo com Hermeto, o objetivo da medida é proteger as informações privadas dos consumidores. “Passar dados pessoais, principalmente quando não é informado o propósito do cadastro, pode ser um risco para o consumidor, colocando sua intimidade, sua privacidade e até sua vida em perigo”, frisa o parlamentar.

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