
Galípolo escreverá segunda carta em seis meses para justificar inflação fora da meta
Dado de junho deve confirmar IPCA fora da meta por seis meses consecutivos
Presidente americano menciona questões políticas e econômicas para justificar decisão
O presidente dos EUA, Donald Trump, cumpriu suas ameaças e anunciou hoje que vai impor tarifas de 50% sobre produtos do Brasil exportados para o seu país, a partir de 1° de agosto.
Trata-se de um percentual bem acima dos 10% anunciados em abril e vem na esteira de duras críticas do ex-presidente americano às políticas internas e externas do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.
Trump enviou a Lula hoje uma carta informando o tarifaço. O texto começa com uma referência direta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, opositor de Lula, por tentativa de golpe de estado. Veja a carta abaixo e leia a tradução a seguir.
Prezado Sr. Presidente,
Conheci e tratei com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o respeitei profundamente, assim como a maioria dos outros líderes de países. A maneira como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro — um líder altamente respeitado no mundo todo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos — é uma vergonha internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo. Trata-se de uma caça às bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!
Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil às eleições livres e aos direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos (como recentemente ilustrado pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens secretas e ILEGAIS de censura a plataformas de redes sociais dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de redes sociais brasileiro), a partir de 1º de agosto de 2025, cobriremos uma tarifa de 50% sobre qualquer produto brasileiro enviado aos Estados Unidos, separadamente de todas as tarifas setoriais.
Produtos transbordados para burlar essa tarifa de 50% estarão sujeitos à tarifa mais alta.
Além disso, há anos discutimos nossa relação comercial com o Brasil e concluímos que precisamos nos afastar do relacionamento comercial antigo e muito injusto, alimentado pelas tarifas, políticas não tarifárias e barreiras comerciais do Brasil. Nosso relacionamento tem sido, infelizmente, muito distante da reciprocidade.
Por favor, entenda que o percentual de 50% é muito inferior ao necessário para estabelecer condições justas de concorrência com seu país. E é preciso isso para corrigir as graves injustiças do regime atual. Como é do seu conhecimento, não haverá tarifa se o Brasil, ou empresas em seu país, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos e, de fato, faremos tudo o que for possível para conceder as autorizações rapidamente, com profissionalismo e de forma rotineira — ou seja, em questão de semanas.
Se por qualquer motivo o senhor decidir aumentar suas tarifas, então, qualquer percentual que escolher será somado aos 50% que cobramos. Por favor, entenda que essas tarifas são necessárias para corrigir os muitos anos de políticas tarifárias e não tarifárias e barreiras comerciais do Brasil, que causaram déficits comerciais insustentáveis contra os Estados Unidos. Esse déficit é uma grave ameaça à nossa economia e, de fato, à nossa segurança nacional! Além disso, devido aos contínuos ataques do Brasil às atividades comerciais digitais de empresas americanas, bem como a outras práticas comerciais injustas, estou ordenando ao Representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, que inicie imediatamente uma investigação com base na Seção 301 sobre o Brasil.
Caso o senhor deseje abrir seus mercados comerciais até agora fechados aos Estados Unidos, e eliminar suas políticas tarifárias, não tarifárias e barreiras comerciais, nós poderemos, talvez, considerar um ajuste a esta carta. Essas tarifas poderão ser modificadas — para cima ou para baixo — dependendo do relacionamento com seu país. Os senhores nunca se decepcionarão com os Estados Unidos da América.
Agradeço pela atenção a esta questão!
Com os melhores votos, subscrevo-me,
Atenciosamente,
DONALD J. TRUMP
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
BS20250709212535.1 – https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2025/07/09/leia-a-integra-da-carta-de-trump-a-lula-informando-a-imposicao-de-tarifa-de-50percent-aos-produtos-brasileiros.ghtml
Dado de junho deve confirmar IPCA fora da meta por seis meses consecutivos
Condição afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva no mundo
Ações educativas, de engenharia e de fiscalização proporcionam mais segurança e fluidez em todo o DF e ajudam a zerar mortes na W3 Norte, Elmo Serejo e Avenida Alagados
Instalado na sede da administração regional, o novo espaço é o sétimo em funcionamento no DF e integra a política pública de atendimento humanizado às mulheres, com suporte psicológico, social e jurídico