
Torcedores do Al-Ittihad queimam camisas de Benzema após atacante ser anunciado pelo rival Al-Hilal
Jogador entrou em conflito com o clube pela insatisfação com a oferta de renovação de contrato

The Strongest-BOL x Deportivo Táchira -VEN abre a competição em La Paz
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/m/U/GLQuT4TFC0qNe4aRpYlw/79835992-view-of-the-copa-libertadores-cup-before-the-start-of-their-first-leg-match-of-the-all-.webp)
O caminho para a Glória Eterna começa nesta terça-feira com a primeira fase da Libertadores. A bola vai rolar para um duelo de velhos conhecidos dos times brasileiros. The Strongest, da Bolívia, recebe o Deportivo Táchira, da Venezuela, às 21h30, no estádio Hernando Siles, em La Paz. A partida de volta será dia 10, em San Cristóbal.
Há ainda mais dois jogos da primeira fase nesta semana, envolvendo dois estreantes no torneio continental. Na quarta-feira, o 2 de Mayo, do Paraguai, faz seu primeiro jogo na competição diante do Alianza Lima-PER, às 21h30, no Monumental Río Parapití. No dia seguinte, no mesmo horário, os uruguaios do Juventud fazem sua estreia contra a Universidad de Quito-EQU, no Centenario.
Os bolivianos contam com a altitude de 3.600 metros de La Paz para avançar de fase. Foi sob o efeito do ar rarefeito que eles dificultaram a vida dos brasileiros nas últimas edições. Ano passado, o Bahia apenas empatou na Bolívia, mas conseguiu avançar para a fase de grupos vencendo em Salvador.
Em 2024 e 2023, Grêmio e Fluminense, respectivamente, foram vítimas da altitude na fase de grupos. Os gaúchos perderam por 2 a 0 fora de casa (golearam o adversário em Porto Alegre por 4 a 0). O tricolor carioca saiu de La Paz com a derrota de 1 a 0 (venceu pelo mesmo placar no Maracanã).
Já os venezuelanos podem deixar o jogo duro como fizeram com o Flamengo na última edição. O rubro-negro, que se sagraria campeão da competição, teve dificuldades para derrotar o Táchira, em San Cristóbal — vitória por 1 a 0. E teve uma partida tensa no Maracanã, pois dependia do triunfo para se classificar às oitavas de final (1 a 0, com gol de Léo Pereira).
Apesar da crise política na Venezuela, não há risco iminente de mudanças de local da partida por falta de segurança.
A primeira fase da Libertadores conta com dois estreantes na competição: 2 de Mayo, do Paraguai, e o Juventud, do Uruguai. O brasileiro Mirassol e os argentinos Platense e Independiente Rivadavia também estrearão no torneio, mas estão garantidos na fase de grupos.
Com 90 anos de história, o 2 de Mayo teve uma ascensão recente no futebol paraguaio. O time retornou à primeira divisão em 2023, foi vice-campeão da segunda divisão em 2024 e disputou a Copa Sul-Americana em 2025.
A classificação para a Libertadores veio por mérito e uma pitada de sorte. O 2 de Mayo foi vice-campeão da Copa Paraguay 2025 e, devido ao rebaixamento do campeão (General Caballero), herdou a vaga internacional — o regulamento da Conmebol não permite times rebaixados em suas competições. A equipe vai precisar superar o favorito Alianza Lima, que constantemente disputa a Libertadores.
O Juventud conseguiu sua primeira classificação à Libertadores ao terminar em quarto lugar na classificação geral do Uruguaio. O feito aconteceu na mesma temporada em que o clube voltou à primeira divisão do Uruguai após cinco anos.
Os uruguaios também são azarões diante da Universidad Catolica de Quito, que nos últimos anos disputou as fases iniciais da competição, mas nunca avançou para a de grupos. Na Sul-Americana, a equipe, que conquistou a Copa do Equador de 2025, já enfrentou times brasileiros como São Paulo e Vitória, em edições recentes.
Quem passar dessa fase, já tem adversário certo. O Tolima-COL aguarda o vencedor do confronto entre The Strongest e Deportivo Táchira; o Sporting Cristal-PER vai enfrentar 2 de Mayo ou o compatriota Alianza Lima; e o Guaraní-PAR jogará com Juventud ou Universidad de Quito.
Na segunda fase, Bahia e Botafogo também estreiam na competição. Os baianos jogam com O’Higgins, do Chile. Os cariocas vão desafiar a altitude da Bolívia diante do Nacional Potosí.
BS20260203040035.1 – https://extra.globo.com/esporte/noticia/2026/02/libertadores-primeira-fase-comeca-nesta-terca-feira-com-confronto-entre-velhos-conhecidos-dos-brasileiros.ghtml

Jogador entrou em conflito com o clube pela insatisfação com a oferta de renovação de contrato

Torneio com ex-jogadores que fizeram história com suas seleções terá primeira edição no Brasil, mas ainda não tem data divulgada; equipe brasileira ainda contará com Zico como treinador

Time rubro-negro teve Carrascal expulso no início do segundo tempo e acaba derrotado por 2 a 0, no Mané Garrincha

Campanha leva mensagem antirracista ao Clássico das Multidões, com distribuição de cartões ao público e mobilização coletiva de cerca de 70 mil torcedores
