
GDF já investiu mais de R$ 23,1 milhões para apoiar atletas em competições
Programa custeia deslocamento dos esportistas para disputas no Brasil e no exterior; mais de 20 mil pessoas foram atendidas desde 2019 nas mais diversas modalidades
Fase pode ter clássicos como Palmeiras x Flamengo e Fluminense x Botafogo; sorteio será na segunda-feira
Com os jogos desta quinta, a fase de grupos da Libertadores chegou a fim. A exceção é a chave C, do Grêmio, que ainda tem duas partidas a serem disputadas (elas foram remarcadas para os próximos dias 4 e 8 de junho). Ainda assim, 15 dos 16 classificados às oitavas já são conhecidos, o que praticamente define como ficaram os potes do sorteio da próxima segunda-feira, em Luque, no Paraguai.
Os sete brasileiros seguem na disputa. Destes quatro terminaram em primeiro: Fluminense, São Paulo, Atlético-MG e Palmeiras. Eles ficarão no pote 1 do sorteio. Já o pote 2 será preenchido com as equipes que terminaram em segundo em seus grupos.
A única regra do sorteio das oitavas da Libertadores é que times do pote 1 enfrentarão os do pote 2. É possível, inclusive, que times da mesma chave na fase anterior se reencontrem. Com isso, os adversários de Fluminense, São Paulo, Atlético-MG e Palmeiras necessariamente sairão do grupo formado por Colo-Colo-CHI, Talleres-ARG, Huachipato-CHI (ou The Strongest-BOL ou Grêmio), Botafogo, Flamengo, San Lorenzo-ARG, Peñarol-URU e Nacional-URU.
Isso significa que as oitavas da Libertadores, marcadas para as semanas dos dias 14 e 21 de agosto, podem ter grandes jogos como Palmeiras x Flamengo, Fluminense x Botafogo e São Paulo x Grêmio. Confira, abaixo, cada um dos potes:
Programa custeia deslocamento dos esportistas para disputas no Brasil e no exterior; mais de 20 mil pessoas foram atendidas desde 2019 nas mais diversas modalidades
Resultado atrapalha pretensões das duas equipes no Brasileiro
Apoio de 25 federações inviabiliza rivais para o pleito de 25 de maio
Partidas ocorrem às 16h45 e às 20h45