POLÍTICA

Lideranças de esquerda da aliança de Paes fazem ação coordenada por ‘voto útil’ e vitória no primeiro turno

1 de fevereiro, 2025 | Por: Agência O Globo

Movimento busca manter Tarcísio Motta (PSOL) estagnado para compensar crescimento de Alexandre Ramagem (PL)

No domingo, quase ao mesmo tempo, diversos quadros de partidos de esquerda que apoiam Eduardo Paes (PSD) na eleição do Rio publicaram vídeos em que pregam o “voto útil” no candidato à reeleição. A estratégia busca evitar que o eleitor progressista da cidade abrace Tarcísio Motta (PSOL), até agora tímido nas pesquisas, e garantir a vitória de Paes no primeiro turno.

No cálculo do prefeito, o crescimento do bolsonarista Alexandre Ramagem (PL) era precificado e pode até se dar de forma mais acentuada nos próximos dias. O que precisa acontecer para a eleição não ser levada ao segundo turno é a estagnação dos demais candidatos. Até o momento, vem dando certo.

Entre os políticos tarimbados que embarcaram na campanha pelo voto útil estão figuras que disputaram eleições para prefeito do Rio nas últimas décadas: o presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT); as deputadas federais Benedita da Silva (PT) e Jandira Feghali (PCdoB); e a deputada estadual Martha Rocha (PDT). Os quatro, diga-se, enfrentaram Paes em ao menos uma eleição neste século.

— Está claro que, se houver segundo turno, quem vai estar é o Ramagem. Então todos os democratas e a esquerda têm que se unir em torno do Eduardo, um ótimo prefeito, para garantir a vitória no primeiro turno — afirma ao Globo o presidente estadual do PT, João Maurício de Freitas.

Também aderiram ao movimento o deputado federal Washington Quaquá, vice-presidente nacional do PT e candidato a prefeito de Maricá, e a deputada estadual Verônica Lima (PT), cujo reduto é Niterói.

A cidade da Região Metropolitana, inclusive, também foi abordada no vídeo da parlamentar e de outros, que aproveitaram para defender a vitória de Rodrigo Neves (PDT) já no próximo domingo — o pedetista enfrenta Carlos Jordy (PL) e Talíria Petrone (PSOL).

‘Estratégia’

O vídeo de Freixo, principal expoente da esquerda carioca nas últimas duas décadas, diz que é hora de votar “com estratégia”. Ao analisar as conjunturas do Rio e de Niterói, o ex-deputado avalia que o único segundo turno possível seria com a presença de bolsonaristas, o que deve ser evitado.

“Agora é hora de derrotar o bolsonarismo, agora é hora de ter maturidade, de ter diálogo, de votar com responsabilidade. Não podemos dar margem para ter segundo turno com candidatos como Ramagem e Carlos Jordy em duas cidades tão importantes”, diz o ex-correligionário de Tarcísio Motta e Talíria Petrone.


BS20240930170727.1 – https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2024/09/30/liderancas-de-esquerda-da-alianca-de-paes-fazem-acao-coordenada-por-voto-util-e-vitoria-no-primeiro-turno.ghtml

Artigos Relacionados