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Pista sairá do viaduto exclusivo para ônibus do Túnel de Taguatinga, a 3 m de altura, e descerá até a superfície; dois muros com 80 m de extensão vão sustentar a via A ligação entre a rampa exclusiva para ônibus do Túnel de Taguatinga e a Avenida Elmo Serejo começou a ser feita. O primeiro …
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Pista sairá do viaduto exclusivo para ônibus do Túnel de Taguatinga, a 3 m de altura, e descerá até a superfície; dois muros com 80 m de extensão vão sustentar a via
A ligação entre a rampa exclusiva para ônibus do Túnel de Taguatinga e a Avenida Elmo Serejo começou a ser feita. O primeiro passo da obra envolve a construção dos dois muros laterais que vão sustentar a pista – isso porque a via será responsável por conectar a ponta solta do viaduto, a pouco mais de 3 m de altura, com a superfície.
Cada um dos muros de contenção terá 80 m de comprimento. Para garantir uma boa sustentação, os paredões serão feitos de concreto armado. “Vamos usar cerca de 11 toneladas de aço para reforçar as estruturas”, comenta o engenheiro civil José Alfredo Aguiar, um dos profissionais que atuam na construção do túnel. “Estamos na fase de corte e dobra desses vergalhões”.
Os dois muros laterais vão amparar a pista até que ela esteja a cerca de 1 metro da superfície. “O restante da via não precisa dessa contenção”, explica José Alfredo. “Os últimos cinco metros serão feitos em cima de um aterro até que encontrem as faixas de rolamento da Elmo Serejo”.
A rampa do BRT tem 80 m de comprimento, uma construção robusta que exigiu duas etapas de concretagem – no total, foram usados 450 m³ de concreto. “O pavimento passou por três dias de cura úmida; é uma técnica usada para melhorar o desempenho do material”, pontua a engenheira de planejamento Giovana Assis.
Além do cimento, a estrutura do viaduto exclusivo para ônibus também usou 300 cilindros de EPS (poliestireno expandido). Os blocos, com 80 cm de diâmetro cada um, serviram para dar mais leveza e agilidade à construção.
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