
Relatório do TCU identifica ‘deficiências’ em políticas públicas do governo federal
Tribunal avaliou formulação, implementação e resultados de nove programas federais, como o Bolsa Família

Instrumento está sob escrutínio do Supremo Tribunal Federal
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse em entrevista ao Globo que as chamadas “emendas pix”, nas quais os valores são enviados por parlamentares a prefeituras e estados, sem um fim específico, terão que ser remodeladas. A ideia é que esse tipo de recurso possa ter, justamente, um carimbo para a destinação.
Segundo ele, esse tipo de ferramenta foi criada em razão dos obstáculos criados pela burocracia para a liberação de outros tipos de emendas. Com a transferência direta a estados ou municípios, os gestores locais possuem mais liberdade para tocar obras e fazer investimentos.
— Talvez aqui os meus amigos não gostem, mas sou muito crítico e eu defendo emendas, mas eu não uso (emenda) Pix, porque acho que o Pix vai ter que ser aprimorado agora para ter o objeto. De onde nasceu a emenda Pix? Da burocracia do governo. A turma fez uma emenda de transferência direta (para a prefeitura). Podemos avançar? Podemos. Vamos fazer a emenda Pix com um objeto determinado. Então, ela vai para a construção de uma ponte, vai para a construção de uma escola, vai para a construção de um sistema de água — disse Lira.
Em abril, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino intimou os presidentes da República, do Senado e e o próprio Lira para que se manifestassem sobre um suposto descumprimento da decisão da Corte que considerou inconstitucional o chamado orçamento secreto.
No despacho, Dino pede esclarecimentos justamente sobre as chamadas “emendas pix”. Na decisão em que o STF declarou o mecanismo ilegal, em 2022, a Corte exigiu a transparência sobre a destinação das chamadas “emendas de relator”.

Tribunal avaliou formulação, implementação e resultados de nove programas federais, como o Bolsa Família

Presidente da Comissão de Saúde da CLDF, Dayse Amarilio apresentou um panorama da situação da Atenção Primária no DF

Profissionais receberam moções de louvor em solenidade realizada pelo deputado Thiago Manzoni

Igor Dias Delecrode compareceu com habeas corpus que lhe garantiu o direto de permanecer em silêncio
