VARIEDADES
Lucas Penteado se prepara para estrear no boxe após período de internação: ‘Melhor remédio para a mente’
8 de outubro, 2024 / Por: Agência O GloboAtor enfrenta Thomaz Costa, seu rival no ringue e na vida: ‘Vou quebrar a cara dele’
Com 1,84cm de altura e 69kg, Lucas Penteado entra no ringue com sangue nos olhos no próximo sábado. A vontade de lutar com o oponente Thomaz Costa vai muito além da conquista do Fight Music Show. Para o ator, a disputa é um recomeço. Quase um ano após ter saído de uma clínica de reabilitação, onde fez tratamento para a dependência de drogas, agora ele deseja ter uma vida saudável, investindo no esporte e na paz de espírito. A preparação para essa estreia foi intensa, mas apaixonante.
— O esporte é o melhor remédio para a mente. Traz autoestima e faz a gente aprender sobre o nosso corpo, a olhar para dentro. Acredito que eu estou chegando bem preparado. Me sinto feliz com os resultados que vimos nos treinos — diz o ator de 27 anos, que engordou 7kg para a batalha: — Eu estava com 62kg e precisava chegar pelo menos aos 68kg. Não é só enfiar a porrada, não. Além da questão física, cuidei da parte psicológica. Tive que me disciplinar com o horário de dormir, de comer. Tudo isso foi mudando.
As transformações já são sentidas:
— Estou realmente me sentindo na pele de um boxeador. Hoje já não faz sentido pra mim ir a uma casa noturna, por exemplo. Também não posso ingerir bebida alcoólica, pois gera resultado negativo no treino. Pretendo continuar no boxe, mas conciliando com meu ofício de ator. Se eu tomar uma porrada, não posso gravar um filme.
Lucas também tem se esforçado para a mente ficar tranquila nessa atual fase.
— Eu tinha acompanhamento tanto com meu psiquiatra quanto com a psicóloga, para entender como estava minha cabeça e saber se esse era o momento de lutar. Mas a médica disse que o esporte nunca seria um problema. Pelo contrário! Quero ganhar a luta para mostrar que, quando você fica mal, é possível se levantar e reconstruir a vida. São ciclos — analisa.
O ator conta que recebeu muitas mensagens de apoio e relatos de gente que enfrenta a mesma situação:
— A cada 24 horas é uma luta diferente. Não vou dizer que os dias estão fáceis. Tive momentos difíceis, com lapsos e tropeços, mas o importante é não desistir. Quando saí da clínica, percebi que muita coisa eu não vou conseguir reconstruir rapidamente, como escolhas erradas que fiz, gente que magoei… Há um mês, eu não estava bem, me sentia culpado e impotente por não conseguir ajudar pessoas que mandam mensagem.
A rivalidade entre Penteado e Thomaz é anterior ao ringue. Lucas admirava o trabalho do adversário quando o assistia em ‘‘Carrossel’’ (2012), do SBT. Mas se frustrou quando o conheceu.
— Eu esperava que ele fosse um cara humilde, mas sempre foi muito arisco e agressivo comigo. Caçoou de mim quando falei sobre essa questão da saúde psicológica que o mundo tá enfrentando, do medo da morte. Ele falou que eu estava levantando bandeira. No ringue, eu vou quebrar a cara dele para ver se ele acorda — provoca.
Já fora da disputa, ele só quer curtir a vida de casado com a atriz Nayara Carvalho:
— Minha mulher é maravilhosa. Não sei o que seria da minha vida sem ela. Queremos ter uma filha. Na minha família só vieram homens, então a gente tá querendo quebrar o ciclo. Quem sabe não vêm umas três? Quero ter um time de futebol, mas Nayara diz que é exagero (risos).
Destaque do “Nosso sonho”, cinebiografia de Claudinho e Buchecha, Lucas Penteado sonha com o Oscar
Embora Lucas já fosse conhecido desde os tempos de “Malhação: viva a diferença” (2017) e do “Big Brother Brasil 21”, quando ele desistiu do confinamento na segunda semana de programa, o artista paulistano foi muito elogiado por “Nosso sonho” (2023), longa em que interpretou Claudinho, da dupla com Buchecha, na cinebiografia dos cantores. Para o ator, o filme foi um marco em sua carreira.
— Depois de sair do “BBB”, vivi um turbilhão atrás do outro. Muita gente ruim em minha volta, que queria dinheiro e fama. Confesso que fiquei deslumbrado com essa realidade e esqueci o meu trabalho. Com “Nosso sonho”, consegui focar na minha arte e trazê-la da melhor forma possível, com a ajuda de Deus e do Claudinho (risos). Foi o melhor personagem da minha carreira até agora — destaca ele, com outros sonhos pela frente:
— Quero ser um dia o Presidente da República, mas, agora, eu tô mirando no Oscar. É só uma questão de tempo para isso acontecer. Tô aberto a todo e qualquer trabalho audiovisual, eu gosto muito dessa área. Tudo que vier para mim é bem-vindo, caso caiba na agenda. Novela é uma jornada completamente diferente, muito texto, muita coisa para estudar… Eu tô com saudade dessa bagunça — avisa.