Brasília Agora
Brasília Agora


VARIEDADES

Lúcia Veríssimo diz estar com ‘esôfago machucado’ após incêndio em sua fazenda: ‘Muito tempo respirando aquela fumaça’

17 de junho, 2024 / Por: Agência O Globo

Atriz mora em Chiador, no interior de Minas Gerais, e relatou que o local pegou fogo após uma invasão

Lúcia Veríssimo diz estar com ‘esôfago machucado’ após incêndio em sua fazenda: ‘Muito tempo respirando aquela fumaça’
Lúcia Veríssimo se recupera após incêndio em sua fazenda — Foto: Reprodução/Instagram

A atriz Lúcia Veríssimo usou seu perfil nas redes sociais para compartilhar que a fazenda onde mora, em Chiador, no interior de Minas Gerais, pegou fogo no último sábado (15). Ela mostrou imagens das chamas, relatou como foi a ação dos bombeiros e fez um apelo para que as pessoas não soltem balões, joguem lixo nas ruas e nem guimbas de cigarro. O incêndio, de acordo com a artista, começou após uma invasão.

“Minha fazenda tem 45% de mata verde, Mata Atlântica, que eu guardo com todo carinho e respeito. Eu tenho um cuidado com o meio ambiente imenso e proíbo de entrarem aqui para caçar, pescar. Nessa madrugada entraram aqui, os cachorros foram em cima, mas eles (os invasores) estavam fumando. Quando fugiram, jogaram uma guimba de cigarro e a minha fazenda está ardendo desde o começo da manhã”, disse ela.

Lúcia e um de seus funcionários, Betinho, precisaram ser atendidos por equipes de saúde por terem inalado muita fumaça. Antes da chegada dos bombeiros, relata a atriz, eles tentaram impedir que o fogo se alastrasse ainda mais.

“Eu já fui atendida, fiquei no oxigênio. O esôfago está todo machucado. Meu empregado também”, disse ela, continuando em outro momento do vídeo: “Antes de os bombeiros chegarem, era eu e o Betinho que estávamos tentando fazer o aceiro para não chegar na floresta, porque a minha casa é dentro da floresta. Eu fiquei completamente pintada de preto, daquela fuligem. A gente ficou muito tempo respirando aquela fumaça e muito calor, por isso a gente está assim”.

A artista agradeceu o atendimento dos bombeiros e também da equipe de saúde que esteve presente na ocorrência. Ao Gshow, a artista contou que não fez boletim de ocorrência por acreditar que “não adianta” e disse estar feliz por estar viva.

“Fui atendida pelos bombeiros de Juiz de Fora, mas eles levam três horas para chegar aqui. O deslocamento não é fácil. Estamos entrando noite adentro para tentar segurar a floresta porque o resto da fazenda toda já foi tomada. Todos os pastos, cavalos, entrando na seca… Não sei como vou fazer para alimentar os animais”, disse em vídeo postado em seu perfil no Instagram.

O fogo começou a se alastrar ainda na manhã de sábado, por conta do vento, de acordo com a atriz. Ao ver que a situação não estava sendo controlada, ela decidiu chamar o Corpo de Bombeiros por volta das 12h. A ação dos profissionais foi até a madrugada de domingo (16).

“Eu não sei o que seria da fazenda, de mim se eles não tivessem vindo. Eles conseguiram segurar, mas a metade da fazenda está queimada. É dureza, mas o trabalho que eles fazem, a técnica, o cuidado, a coragem que têm… Subiram morros imensos, entraram em uma floresta que ardia em chamar altíssimas. A gente tem que agradecer muito, eles são verdadeiros heróis”, disse Lúcia.


BS20240617121149.1 – https://extra.globo.com/entretenimento/noticia/2024/06/lucia-verissimo-diz-estar-com-esofago-machucado-apos-incendio-em-sua-fazenda-muito-tempo-respirando-aquela-fumaca.ghtml