
Coalizão entre Nordeste e grandes centros urbanos garantiu vitória de Lula no segundo turno
Dados da eleição demonstram que não houve mudança no perfil de votação do PT, mas aprofundamento da força urbana do partido

A redução da abstenção e dos votos brancos e nulos foi decisiva neste segundo turno da eleição presidencial

O presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou em mais de 10 milhões o seu número de votos neste segundo turno em relação ao primeiro, passando de 53.879.538 eleitores para 64.170.618. O crescimento foi três vezes maior que o do seu adversário, o senador Flávio Bolsonaro (PL), que teve um incremento de apenas 3,6 milhões de eleitores. No primeiro turno, ele recebeu 56.104.503 votos e agora foram 59.790.152.
Com a vitória, Lula se tornou o primeiro presidente a ser eleito quatro vezes pelo voto direto no Brasil. Ele também ampliará um recorde que já pertence a ele: o de presidente mais velho a tomar posse na história do país. O petista terá 81 anos quando iniciar seu novo mandato, em 5 de janeiro de 2027. A marca anterior foi estabelecida em 2023, quando o petista retornou ao Palácio do Planalto aos 77 anos, após derrotar Jair Bolsonaro (PL).
A redução da abstenção e dos votos brancos e nulos marcou o segundo turno da eleição presidencial de 2026 e se tornou um dos fatores importantes para a vitória do petista. Com a apuração em 96,77% das urnas, o número de votos válidos chegava a 123,9 milhões, enquanto os brancos representavam 1,12% e os nulos, 2,12% do total. A abstenção foi de 19,19%. Os índices de abstenção do segundo turno também apresentavam queda em relação ao primeiro, quando mais de 33 milhões de eleitores deixaram de votar, o equivalente a 21,08% do eleitorado.
No primeiro turno, a abstenção havia atingido o maior percentual para essa etapa eleitoral desde 1998. Mais de 33 milhões de brasileiros não foram votar, em um cenário que alimentou discussões sobre o impacto da ausência dos eleitores no resultado da disputa. A queda do índice no segundo turno representava, assim, um sinal de maior mobilização do eleitorado na etapa decisiva da eleição.
BS20261026010142.1 – https://extra.globo.com/politica/noticia/2026/10/lula-conquistou-mais-de-10-milhoes-de-novos-votos-no-2o-turno-flavio-cresceu-apenas-36-milhoes.ghtml

Dados da eleição demonstram que não houve mudança no perfil de votação do PT, mas aprofundamento da força urbana do partido

Petista falou com a imprensa após a conclusão da apuração

Pronunciamento foi feito na noite de domingo, 25

Hugo Motta e Davi Alcolumbre tentam ser reconduzidos aos comandos de ambas as Casas
