
Governo Trump aplica sanção contra Alexandre de Moraes com Lei Magnitsky
Governo Trump alega ainda que Moraes viola liberdade de expressão
Durante reunião com ministros sobre os primeiros 100 dias do mandato, nesta segunda-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, elogiou o novo arcabouço fiscal proposto pela equipe econômica e voltou a criticar a taxa de juros no país. Na avaliação do presidente, a nova regra …
Continue reading “Lula defende Haddad, elogia nova meta fiscal e volta a criticar os juros”
Durante reunião com ministros sobre os primeiros 100 dias do mandato, nesta segunda-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, elogiou o novo arcabouço fiscal proposto pela equipe econômica e voltou a criticar a taxa de juros no país.
Na avaliação do presidente, a nova regra fiscal, que será enviada para análise do Congresso, tem “soluções realistas”, põe fim “às amarras descumpridas do falido teto de gastos” e coloca o pobre “de volta” ao orçamento. “Aqui, Haddad, de vez em quando, eu sei que você ouve algumas críticas. Eu tenho que elogiar, você e a equipe que trabalharam, porque certamente, em se tratando de economia, em se tratando de política tributária, a gente nunca vai ter 100% de solidariedade”, afirmou Lula ao defender o ministro da Fazenda.
“A compreensão da sociedade sobre o que foi feito vale mais do que uma crítica de uma pessoa. Eu tenho certeza que vai ter sucesso. Tenho certeza que vai ser aprovado, e tenho certeza que a gente vai colher os frutos que foram plantados na nossa proposta [do arcabouço fiscal]”, acrescentou o presidente. O presidente também comentou críticas do mercado e de especialistas em economia ao seu governo. “Se a gente for governar pensando nisso, é melhor desistir”, declarou.
O presidente voltou a criticar a taxa de juros, que é fixada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, atualmente em 13,75%. E afirmou que quem define o percentual está “brincando com o país” e com os mais pobres. “Embora eu continue achando que 13,75% é muito alta a taxa de juros, continuo achando que estão brincando com o país, brincando, sobretudo, com o povo pobre e, sobretudo, com os empresários que querem investir, só não ver quem não quer”, disse.
Lula também afirmou que o governo vai ampliar investimentos “estratégicos” em obras de infraestrutura. Os recursos serão aplicados, segundo o petista, em seis eixos: transporte; infraestrutura social; inclusão digital; infraestrutura urbana; água para todos; transição energética. Em relação à energia, ele disse que o governo lançará editais para investimentos, especialmente, nas matrizes eólica e solar.
Segundo o petista, a Petrobras vai financiar pesquisas em combustíveis renováveis e, também, fará mais investimentos. “Ampliando a frota de navios da Transpetro e gerando emprego em nossos estaleiros”, declarou.
Governo Trump alega ainda que Moraes viola liberdade de expressão
Hugo Motta soube da prisão da deputada licenciada pela imprensa
Decisão sobre extradição pedida pelo Brasil será da Justiça italiana
O prazo foi aberto o prazo de 15 dias para as manifestações dos outros réus do núcleo central da trama golpista, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro