ECONOMIA
Lula deixa ministros de sobreaviso para nova reunião sobre corte de gastos
5 de novembro, 2024 / Por: Agência O GloboMinistro da Casa Civil se reúne nesta terça-feira com ministros Carlos Lupi e Wellington Dias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou ministros de sobreaviso para a possibilidade de uma nova reunião nesta terça-feira sobre corte de gastos. O titulares da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Nísia Trindade, foram avisados que poderão ser chamados ao Palácio do Planalto novamente. Os ministros foram avisados que novas rodadas de conversa sobre suas áreas ocorrerão.
A busca por uma costura entre as áreas do governo sobre as medidas envolve também o chefe da Casa Civil, Rui Costa, que se reúne nesta terça-feira com os ministros das áreas sociais. O encontro vai ocorrer com Carlos Lupi (Previdência Social) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social). As áreas técnicas também vão participar das discussões.
Em nota, a Casa Civil informou que a reunião será fechada, sem abertura para imagens e falas ao final.
A semana começou com as discussões sobre o corte de gastos, diante da piora nas expectativas, como alta do dólar. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desistiu de viajar ao exterior para se dedicar ao assunto. Haddad disse que o governo está pronto para anunciar as medidas.
Nessa segunda-feira, Haddad e outros ministros da área econômica se reuniram com Lula. Também participaram do encontro os titulares do Trabalho, Luiz Marinho, da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Nísia Trindade.
O pacote de medidas deve abranger benefícios sociais e os pisos da educação e saúde. O plano do governo é aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para fazer com que as despesas caibam no arcabouço fiscal. A expectativa é que o anúncio ocorra nesta quarta-feira.