
Sem o apoio do Centrão para sua reeleição, Lula negocia palanques nos estados
Presidente dialoga com políticos de União Brasil, PP, PSD, Republicanos e MDB para garantir alianças nas unidades federativas
Presidente recebeu 23 integrantes do tribunal na Granja do Torto
Em um jantar realizado nesta quarta-feira com 23 ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou aos participantes sobre a importância de “pensar para o futuro” num maior participação de pessoas negras e mulheres no Judiciário.
O jantar foi realizado na Granja do Torto onde foi servido um churrasco para os convidados — que não puderam levar seus celulares. Esta foi a primeira reunião informal realizada entre Lula e os ministros do STJ.
De acordo com relatos feitos ao GLOBO, logo no início o presidente disse que faltavam mulheres e negros no STJ e que quando foi à posse do novo presidente da Corte, Herman Benjamin, reparou que até os convidados eram quase todos homens brancos.
Lula teria dito aos ministros que “temos que pensar nisso para o futuro”. Durante o jantar, uma foto oficial dos presentes ao lado do presidente foi tirada, e alguns aproveitaram para pegar um “autógrafo” de Lula.
Interlocutores que estavam na reunião afirmam que Lula não tratou das duas vagas que estão abertas atualmente no STJ. E que reforçou que jamais faz pedidos aos ministros que são indicados por ele e que quer “apenas que julguem bem”.
Lula também teria feito algumas indiretas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que nomeou dois ministros que estavam no evento: Messod Azulay e Paulo Sérgio Nogueira. O presidente teria falado sobre o perigo que a extrema direita oferece ao Judiciário, às instituições e o desrespeito à urna eletrônica.
Além de Lula e dos ministros do STJ, também estavam o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o chefe de gabinete da presidência Marco Aurélio Santana Ribeiro.
Presidente dialoga com políticos de União Brasil, PP, PSD, Republicanos e MDB para garantir alianças nas unidades federativas
Hugo Motta e Sóstenes Cavalcante farão nova rodada de conversas sobre o projeto da anistia e recurso de deputado do PSOL será votado
Ministros analisam decisão de Alexandre de Moraes, após Gilmar Mendes cancelar pedido de julgamento físico
Comissão apresentou esboço de projeto de lei de gratuidade universal durante seminário na sexta-feira (25)