Brasília Agora
Brasília Agora


POLÍTICA

Lula e presidente da Itália falam com a imprensa após reunião bilateral

15 de julho, 2024 / Por: Agência O Globo

Lula falou sobre resultado das eleições no Reino Unido e na França e afirmou que a “vitória das forças progressistas” são “fundamentais para a defesa da democracia contra ameaças do extremismo’

Lula e presidente da Itália falam com a imprensa após reunião bilateral
Os presidentes Lula e Sergio Mattarella durante reunião em Roma, em 2023 — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência/21-06-2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o acordo entre Mercosul e União Europeia não foi fechado por “contradições internas” dos europeus. Lula afirmou que medidas “unilaterais” foram impostas pela UE e podem impactar a vida dos produtores brasileiros.

Lula deu as declarações ao lado do presidente da Itália, Sergio Mattarella. O italiano e Lula tiveram uma reunião bilateral no Palácio do Planalto onde trataram sobre a presidência brasileira do G20 e a presidência italiana do G7, além da reforma das instituições de governança global e de outros temas de conjuntura regional e mundial.

— Como fiz na recente Cúpula do MERCOSUL em Assunção, reiterei ao presidente italiano o interesse do Brasil em concluir, o quanto antes, um acordo com a União Europeia que seja equilibrado e que contribua para o desenvolvimento das duas regiões. Explicitei que o avanço das negociações depende de os europeus resolverem suas próprias contradições internas. Medidas como a taxa de carbono imposta de forma unilateral pela União Europeia podem afetar cinco dos dez produtos brasileiros mais exportados para o mercado italiano. A redução das emissões de CO2 é um imperativo, mas não deve ser feita com base em medidas unilaterais que vão impactar as vidas dos produtores brasileiros e dos consumidores italianos — afirmou Lula.

Lula ainda afirmou que discutiu com o presidente italiano o resultado das eleições no Reino Unido e na França. O presidente brasileiro afirmou que a “vitória das forças progressistas” são “fundamentais para a defesa da democracia contra ameaças do extremismo.

— Manifestei minha satisfação com a vitória das forças progressistas nas recentes eleições no Reino Unido e na França. Ambas são fundamentais para a defesa da democracia e da justiça social contra as ameaças do extremismo.

O presidente italiano terá agendas ao longo da semana no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Essa é a sua primeira visita ao Brasil.


BS20240715153842.1 – https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2024/07/15/lula-italia.ghtml